| 15/12/2006 11h57min
Os pilotos norte-americanos Joe Lepore e Jan Paladino, envolvidos no acidente com o Boeing da Gol, concederam entrevista nos Estados Unidos e afirmaram que foram autorizados a voar a 37 mil pés de altura com o jato Legacy, a mesma altitude que o avião da Gol estava.
Por outra parte, os técnicos da Aeronáutica analisaram a caixa preta do Boeing da Gol e disseram que a tripulação do avião ouviu a torre de controle aéreo de Brasília chamar o Legacy, em 29 de setembro. Essa seria uma prova de que não há ponto cego de comunicações na região do acidente.Segundo o site G1, durante alguns minutos, o comandante Décio Chaves Júnior, da companhia aérea brasileira, sintonizou seu rádio na mesma freqüência usada pelos controladores da capital federal, sem imaginar que o jato também voava a 37 mil pés, em rota de colisão com o Boeing.
Ao longo da entrevista, os pilotos reclamaram ainda do fato de terem perdido sua liberdade, já que foram obrigados a passar 70 dias no Rio, sem passaporte e à disposição da Justiça brasileira. Sem citar nomes, eles disseram, por meio do advogado, que sofreram acusações falsas de autoridades brasileiras.
Na última sexta-feira, após seis horas de interrogatório, no qual não responderam às perguntas dos delegados da Polícia Federal, Joseph Lepore e Jan Paladino foram indiciados com base no artigo 261 do Código Penal, que pune quem expõe a perigo embarcação ou aeronave própria ou alheia. Em seguida, tiveram os passaportes devolvidos e embarcaram de volta aos EUA.
RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.