clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 03/11/2006 16h19min

Presidente do parlamento cubano diz que Fidel tem boa recuperação

Ricardo Alarcón afirmou que líder é consultado sobre muitos assuntos

O presidente da Assembléia Nacional do Poder Popular (Parlamento) de Cuba, Ricardo Alarcón, afirmou nesta sexta-feira em Moscou que o líder cubano Fidel Castro se recupera mais rápido do que o esperado. O chefe do Parlamento cubano afirmou que Fidel participa dos trabalhos de direção do Estado na medida em que os médicos lhe permitem.

– Fidel se recupera mais rápido do que esperávamos. O processo de recuperação se desenvolve bem. Não existem maiores problemas. Ele se envolve cada vez mais na atividade política, é consultado sobre muitos assuntos e está ciente da solução dos problemas que vão surgindo – afirmou Alarcón.

Alarcón, que está em visita oficial na Rússia, evitou falar da possibilidade de o líder cubano reaparecer em público no dia dois de dezembro, quando haverá uma grande celebração por ocasião de seu 80º aniversário. Com relação à mudança no comando de Cuba, Alarcón disse que Fidel anunciou no dia 31 de julho que sua saúde era delicada e que precisava de repouso. Fidel foi substituído por seu irmão, Raúl Castro.

De acordo com Alarcón, a Constituição cubana, vigente há 30 anos, determina como deve ser o processo de substituição de um alto cargo em caso de ausência por doença ou por outros motivos.

– Não há nenhuma surpresa. Isto está escrito há três décadas. A Constituição diz que o presidente é substituído pelo primeiro vice-presidente, que no caso é Raúl – acrescentou.

O líder da revolução cubana se recupera de uma complexa intervenção cirúrgica provocada por uma hemorragia intestinal cuja natureza ainda não foi divulgada. Alarcón, de 69 anos e que preside o Legislativo cubano desde 1993, irá hoje a São Petersburgo para dar prosseguimento a sua visita oficial de cinco dias.

AGÊNCIA EFE
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.