| 14/09/2006 21h16min
Com um gol nos acréscimos, o Fluminense arrancou um empate por 1 a 1 contra o Botafogo e derrotou o adversário nos pênaltis por 4 a 2, nesta quintaa no Maracanã. Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras chegou à próxima fase da Copa Sul-Americana e agora vai enfrentar o Gimnasia de La Plata, da Argentina. Os jogos serão disputados nos dias 29 de setembro no Maracanã e dia 11 de outubro em La Plata.
A partida começou ruim e com poucas emoções, mas ficou dramática no final do segundo tempo. Júnior César abriu o placar para o Botafogo aos 36 minutos da etapa complementar e Marcão, impedido, empatou pelo Fluminense, já nos descontos.
Para piorar a situação do time da estrela solitária, na cobrança de pênaltis, Thiago Marin acertou o travessão e William recuou a bola para o goleiro, no meio do gol, definindo o resultado da partida.
No próximo fim de semana, o Botafogo vai ao Olímpico enfrentar o Grêmio enquanto o Fluminense receberá o Figueirense, no Maracanã.
O jogo - O forte calor fez os dois times começarem a partida em ritmo muito lento, trocando passes laterais e com poucas jogadas em profundidade. O Fluminense mostrava mais agressividade do que o adversário e para segurar os tricolores, alguns jogadores do Botafogo passaram a abusar de jogadas mais duras e Ruy e Rafael Marques receberam cartões amarelos. Aos sete minutos, Roger foi lançado entre os zagueiros, deu um leve toque na saída de Lopes e a bola bateu na trave esquerda.
Com Reinaldo e Lima estáticos no ataque, o Botafogo só conseguia se aproximar da área tricolor através das jogadas individuais de Zé Roberto que era o melhor da equipe. O goleiro Lopes teve que aparecer bem aos 15 e 16 minutos para evitar que o Tricolor marcasse o primeiro gol.
Depois de 25 minutos de domínio do Fluminense, o Botafogo deu o primeiro susto no adversário através de Claiton que apanhou um rebote na entrada da área e chutou raspando à trave. A partida ficou mais equilibrada e aos 34 minutos, Petkovic fez sua melhor jogada na primeira eta, enganando Alê e batendo de curva para grande defesa de Lopes. No rebote, Tuca chutou e a bola acabou sobrando para Evando que tentou uma virada e jogou para fora. Nos minutos finais, os dois times voltaram ao ritmo inicial, decidindo reservar energias para o segundo tempo.
O Botafogo voltou para a segunda etapa com um zagueiro a menos numa tentativa do técnico Cuca para dar mais agressividade ao time. E a mudança funcionou, principalmente nos primeiros minutos quando o alvinegro marcava a saída de bola do Fluminense e ficava rondando a área de Diego. Mesmo com todo o domínio, o Botafogo não conseguia criar jogadas de perigo porque seus atacantes estavam pouco inspirados. A melhor chance alvinegra aconteceu em cobrança de falta de Juninho que Diego encaixou com segurança.
A partir dos 15 minutos, o Botafogo cansou e e o Fluminense voltou a equilibrar a partida embora Petkovic, muito cansado, pouco fizesse para incomodar a defesa adversária. Cuca fez nova tentativa para dar ânimo ao time colocando Vando e William nos lugares dos inoperantes Ruy e Lima que saíram vaiados.
As mudanças não surtiram efeito mesmo porque Alê cometeu falta sobre Evando na entrada da área e foi expulso de campo aos 30 minutos. Na cobrança, Petkovic acertou a trave e Henrique e Rissut se atrapalharam no rebote. Aos 33 minutos. Marcão fez falta em Zé Roberto no lado direito do campo. Júnior César cobrou a falta, ninguém foi na bola que acabou enganando o goleiro Diego e entrando nas redes tricolores.
Rissut também foi expulso e no desespero, Lopes colocou dois atacantes no Fluminense para tentar o empate e acabou alcançando seu objetivo em jogada irregular de Marcão que recebeu em impedimento, driblou Juninho e tocou para as redes aos 47 minutos. Fim de jogo e a decisão foi para os pênaltis.
Na cobrança dos penais, o Fluminense converteu todos as tentativas. Os botafoguenses desperdiçaram duas. Thiago Marin foi o primeiro a errar. Ele bateu forte, mas no travessão do arqueiro tricolor. William, que perdeu outro pênalti, protagonizou uma cena ridícula. Ele bateu muito fraco no meio do gol, permitindo que o goleiro Lopes, que já tinha escolhido o canto, voltasse e fizesse a defesa. O time das Laranjeiras acabou vencendo por 4 a 2 e garantindo a classificação.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.