| 10/08/2006 19h48min
O que parecia improvável aconteceu nesta quinta-feira. Atual campeão do Masters Series de Toronto e grande favorito para fazer mais uma final com o suíço Roger Federer, o espanhol Rafael Nadal foi eliminado da competição ainda nas oitavas-de-final.
Seu algoz foi o tcheco Thomas Berdych, que fechou o triunfo por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/2, em uma hora e 48 minutos. Nadal não voltou a apresentar o bom jogo dos últimos torneios e pareceu sentir a falta de ritmo após parada de um mês. Ele não atuava oficialmente desde o vice-campeonato em Wimbledon.
A derrota de Nadal representou um fato curioso: esta é a primeira vez desde o Masters Series de Miami que um torneio que conta com o espanhol e Federer na mesma chave não termina com uma final entre eles. A seqüência deste ano registrou decisões nos Masters Series de Monte Carlo e Roma e em Roland Garros e Wimbledon, com títulos para o número dois do mundo nos três primeiros.
Pior do que isso para Nadal é que ele verá Federer disparar ainda mais no ranking de entradas. Isto porque defendia nesta semana 500 pontos pelo título de 2005 e somou apenas 75 pelas duas vitórias. Assim, aparecerá na próxima segunda-feira com 4.465 pontos, enquanto o suíço, que nada defende, tem, por enquanto, 7.335 e pode chegar a 7.760 se for campeão.
Berdych, por sua vez, aumenta sua série de surpresas na carreira. Tenista de 20 anos, havia aparecido com destaque pela primeira vez em 2004, quando derrotou Federer na segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Atenas. No ano passado, foi campeão do Masters Series de Paris, mas mesmo assim seguiu fase de altos e baixos.
Tamanha é a inconstância do tenista que ele acumula em 2006 cinco derrotas em primeiras rodadas e quatro em segundas, mas tem um vice em Halle, na grama, e semifinais em Adelaide, no piso sintético, e em Stuttgart, no saibro. Na seqüência do Masters Series de Toronto, enfrenta outra jovem revelação, o francês Richard Gasquet.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.