| 08/08/2006 17h13min
Depois de um mês parado, o espanhol Rafael Nadal voltou às quadra com vitória. Atual campeão do Masters Series de Toronto, no Canadá, torneio disputado em quadras com piso sintético, o número dois do mundo estreou na competição de forma tranqüila, derrotando o chileno Nicolas Massú por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Nadal só teve problemas no início do jogo, talvez por ainda sentir falta de ritmo de jogo. Ele não atuava desde a ótima campanha em Wimbledon, no final de junho, quando entrou como azarão, chegou à final e foi o único nas duas semanas a tirar um set do “rei da grama” Roger Federer.
No jogo contra Massú, Nadal teve o saque quebrado no quarto game, mas empatou e deslanchou a partir do 3/3. Na segunda parcial, Massú iniciou bem, mas se irritou com marcações do juiz e perdeu a concentração. E diante do sempre focado espanhol, a reação negativa foi mortal.
Pela segunda rodada do torneio canadense, que distribui US$ 2,2 milhões em prêmios e é um dos mais fortes do circuito, o número dois do mundo enfrenta o sul-coreano Hyung-Taik Lee. Também nesta terça-feira, ele passou pelo colombiano Alejandro Falla por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 6/7 (5-7) e 6/1.
Apesar de viver fase espetacular e de dividir os triunfos da temporada com Federer, Nadal segue bastante atrás do número um no ranking de entradas em termos de pontos (7260 contra 4930) e precisa de bom desempenho nesta semana para não perder mais margem (Federer não atuou no Canadá no ano passado e, portanto, não defende pontos na semana).
Em 2006, o espanhol de 20 anos conquistou nada menos que cinco títulos, sendo um em Grand Slam (Roland Garros) e dois em Masters Series (Monte Carlo e Roma), além de Barcelona e Dubai. Foi ainda vice em Wimbledon e semifinalista no Masters Series de Indian Wells. Tem, ao todo, 44 vitórias e apenas cinco derrotas.
Ainda pelo torneio, a surpresa desta terça até agora foi a eliminação do russo Nikolay Davydenko, número seis do mundo. Campeão do torneio de Sopot, na Polônia, no último domingo, o russo chegou em cima da hora no Canadá e não fez um bom papel, sendo derrotado pelo belga Xavier Malisse por 6/3 e 7/5. Malisse encara agora o tailandês Paradorn Srichaphan.
Já o alemão Tommy Haas manteve a boa forma no piso sintético. Dono de três taças em quadras semelhantes, ele marcou duplo 6/3 para eliminar o bielo-russo Max Mirnyi. O 16º favorito enfrenta na segunda rodada o vencedor do duelo entre Dmitry Tursunov e Daniele Bracciali.
GAZETA PRESSGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.