| 12/07/2006 15h10min
O meio-campo francês Zinedine Zidane disse hoje que lamenta a cabeçada que deu no zagueiro italiano Marco Materazzi na final da Copa do Mundo e que o levou a ser expulso da decisão, mas afirmou que não se arrepende do gesto, uma reação a palavras muito duras. Em declarações à emissora francesa Canal+, Zidane não falou explicitamente o que Materazzi lhe disse, embora tenha declarado que era um insulto contra sua irmã e sua mãe.
Segundo ele os comentários eram muito pessoais, e pediu que Materazzi seja punido. Zidane, que já deixou os gramados, disse que sempre há atritos no jogo e que uma final de Copa do Mundo gera muita tensão, mas ressaltou que nunca antes tinha tido polêmica alguma com os italianos em campo - ele jogou na Juventus de Turim entre 1996 e 2001. Ao lembrar o lance com Materazzi, Zidane deu sua versão:
– Ele estava puxando minha camisa e eu lhe disse que parasse, e que se ele a quisesse, que esperasse o fim do jogo. Então ele me disse palavras muito duras que repetiu várias vezes, palavras sobre minha irmã e minha mãe que me afetaram muito – afirmou o francês, completando que preferia levar um soco no rosto que escutar aquilo.
Zidane pediu perdão pelo gesto aos telespectadores e disse que lamentava especialmente pelas crianças que estavam assistindo à final, mas deixou claro que não há arrependimento.
– Não me arrependo. Se fosse ele a fazer, teria razão para dizer o que disse, e não é assim – destacou Zidane, que quer uma punição a Materazzi. – Basta de punir sempre a reação – afirmou Zidane, perguntando publicamente se alguém pode pensar realmente que ele gostaria de cometer um gesto violento a 10 minutos do fim de sua carreira.
Na entrevista, suas primeiras declarações desde a final de domingo, perdida pela França nos pênaltis, Zidane falou sobre a Copa. Ele disse que a virada de 3 a 1 sobre a Espanha, nas oitavas-de-final, determinou a mudança da postura da seleção. Ele lembrou que alguns comentários da imprensa espanhola antes da partida não lhe agradaram.
Eleito melhor jogador do Mundial, Zidane assegurou ter jogado muito concentrado na final contra a Itália e disse queria aproveitar todos os momentos, já que esta seria sua última partida como profissional. Além disso, ele revelou que cobrou o pênalti que abriu o placar para a França daquela forma por ter medo que o goleiro italiano Buffon defendesse.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.