| 12/06/2006 17h54min
Com gols de Pirlo e Iaquinta, a Itália venceu Gana na tarde desta segunda, em Hannover, na estréia das duas seleções pelo Grupo E do Mundial. Com o resultado, os italianos chegam a três pontos, mesmo número dos tchecos, que, mais cedo, bateram os americanos por 3 a 0. A Azzurra, no entanto, perde no saldo. Desta chave, saem os adversários, nas oitavas-de-final, dos classificados do grupo do Brasil.
A partida entre Gana e Itália pode ser considerara uma das melhores entre as 11 jogadas até agora. Diferentemente do que se viu nesses primeiros dias de Copa, ambas as equipes demonstraram velocidade e qualidade técnica. Os africanos surpreenderam pelo toque de bola calmo e consciente na saída de bola. Ao ataque, porém, faltou força. O que, aliado ao correto posicionamento defensivo italiano, resultou em poucas finalizações ganesas – seis, ao longo de toda a partida.
Levemente mais organizado em campo, o time de Marcelo Lippi criou as melhores oportunidades. Aos 11 minutos, em contra-ataque, a bola sobrou para Gilardino, dentro da área, que bateu em cima do goleiro Kingston. Quinze minutos depois, Luca Toni acertou uma bomba no travessão. Os africanos responderam em seguida com Asamoah. O atacante recebeu próximo da área italiana, pela direita, e bateu forte. A bola saiu rasteira, perigosa, à direita do gol de Buffon.
Em seu melhor momento no jogo, aos 31 da primeira etapa, a bola sobrou dentro da área para o ganês Pappoe, que bateu alto. Os italianos não perdoaram o erro. Em escanteio, aos 39, Pirlo recebeu no bico da área, pelo lado esquerdo, levou para o meio e bateu forte. A bola cruzou por vários jogadores dentro da área e morreu no fundo das redes, no canto esquerdo do goleiro Kingston.
Na segunda etapa, os italianos recuaram. Claramente, passaram a jogar nos contra-ataques. Foram competentes e tiveram sorte. Mesmo controlando bem o ataque ganês, por duas vezes, aos 26 e aos 32 minutos, a zaga Azzurra derrubou Asamoah dentro da área. O árbitro gaúcho Carlos Eugênio Simon errou ao não marcar os pênaltis. Indiferente, o atacante italiano Iaquinta, que havia substituído Gilardino, aproveitou falha de Kuffour, aos 36, e definiu o placar. Depois de bola mal atrasada para Kingston, Iaquinta se antecipou, driblou o goleiro e rolou para o gol.
As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. Enquanto Gana tenta a recuperação contra a República Checa, em Colônia, a Itália busca se aproximar da vaga nas oitavas-de-final ao medir forças com os Estados Unidos, em Kaiserslautern.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.