clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/05/2006 17h46min

Barcelona leva o título com gol do lateral Belletti

Time de Ronaldinho venceu o Arsenal de virada, por 2 a 1

Foi de virada. Com um gol de Belletti, aos 35 minutos do segundo tempo, o Barcelona sagrou-se campeão da Liga dos Campeões. O time de Ronaldinho venceu o Arsenal por 2 a 1, em partida realizada no Stade de France, em Paris. O time inglês, comandado por Arsene Wenger, saiu na frente no primeiro tempo com um gol de cabeça do zagueiro Sol Campbell. Eto´o empatou aos 31 da etapa complementar, e quatro minutos mais tarde o lateral brasileiro, que entrou no lugar de Oleguer, definiu o placar e com quem ficaria o título europeu.

Mesmo com o favoritismo atribuído ao Barcelona antes do jogo, o Arsenal não se acuou e começou o jogo pressionando o adversário. Logo aos dois minutos de jogo, o atacante francês Thierry Henry mostrou sua periculosidade ao se antecipar ao mexicano Rafa Márquez e bater na saída de Valdés. O camisa 1 do Barça, no reflexo, conseguiu fazer a defesa e evitar o gol dos Gunners. No minuto seguinte, novamente Valdés entrou em ação, ao defender nova tentativa de Henry, desta vez de fora da área.

Passada a pressão inicial, o Barcelona conseguiu equilibrar o jogo e, aos 20 minutos, quase abriu o placar, não fosse a interferência da arbitragem. O goleiro alemão Jens Lehmann saiu da área e cometeu falta no camaronês Samuel Eto’o, e em seguida o francês Ludovic Giuly colocou a bola para dentro do gol. No entanto, o árbitro Terje Hauer anulou a marcação, já que havia apitado a falta do goleiro antes e expulsou Lehmann, para indignação de ambos os lados.

O jogo se transformou um duelo de ataque contra defesa, mas apesar de ter mais a posse de bola, o Barça só conseguia ameaçar o adversário com tentativas de longe. O brasileiro Ronaldinho, pouco inspirado, pouco fez para reverter a situação.

Sem conseguir ser eficiente no ataque, o Barcelona sofreu as conseqüências na defesa. Em uma falta marcada de maneira duvidosa pela arbitragem, Henry cruzou da direita e o zagueiro Sol Campbell, aos 37 minutos da etapa inicial, cabeceou no canto direito de Valdés para abrir o placar: 1 a 0 Arsenal, mesmo com um jogador a menos em campo.

Apesar da vantagem numérica no gramado – e a desvantagem no placar – o Barça só voltou a levar algum perigo para o gol do Arsenal já nos acréscimos da etapa inicial. Depois de passe de Ronaldinho, Eto’o passou pela defesa inglesa e chutou para boa defesa de Almunía. A bola ainda bateu na trave direita e, em seguida, a defesa do Arsenal conseguiu afastar.

Sem ter muito o que fazer, o técnico holandês Frank Rijkaard decidiu colocar o Barcelona para frente na segunda etapa, com as entradas do atacante Henrik Larsson e do lateral-direito Belleti em campo, nos lugares de Van Bommel e Oleguer. A mudança deu resultado e, em um intervalo de quatro minutos, o Barça conseguiu a virada no placar e garantiu o título continental.

Depois de uma boa troca de passes pela esquerda, Larsson passou para Eto’o dentro da área e o camaronês, na saída de Almunía, empatou o jogo para o time espanhol, vazando a defesa inglesa depois de 995 minutos de invencibilidade.

O gol do título veio aos 35 minutos, e dos pés menos prováveis. Depois de novo passe açucarado de Larsson, Belletti invadiu a área pela direita e chutou forte, por entre as pernas de Almunía, para dar fim ao jejum de 12 anos do Barcelona na Liga dos Campeões.

CLICRBS, GAZETA PRESS
Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.