| 16/04/2006 20h05min
Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo, o Figueirense conseguiu sair com o empate sem gols diante do Santa Cruz, em Recife, na estréia no Campeonato Brasileiro neste domingo, dia 16.
Apesar de não ter criado muitas chances de gol, a equipe catarinense manteve o domínio da partida até os 18 minutos da etapa final, quando teve a expulsão do atacante Thiago Silvy, que já tinha um amarelo e levou o vermelho após cometer falta por trás em Carlinhos Bala.
Depois da saída do jogador alvinegro, o Figueira acirrou a marcação para garantir o empate, enquanto o Santa Cruz ficou na pressão mas não conseguiu sair do 0 a 0.
Em busca de sua primeira vitória, o Figueirense volta a campo contra o Palmeiras, sábado que vem, às 18h10min, no Estádio Orlando Scarpelli. Já o Santa Cruz encara o Inter, domingo, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
Com o resultado fora de casa, o time alvinegro aparece na 10ª posição com um ponto somado. A equipe pernambucana é a 12ª colocada.
Para o técnico alvinegro, Adilson Batista, o empate pode ser considerado um bom resultado:
– O empate foi importante devido às circunstâncias. Se a gente tivesse uma ambição um pouquinho maior, se tivesse acelerado um pouquinho, nós teríamos feito o resultado no primeiro tempo – avaliou.
– Evidente que precisamos ser um pouco mais agressivos, mais incisivos, para matar o jogo, falou isso. Agora, eu tenho consciência que esse grupo pode fazer um grande Brasileiro – completou Adilson.
A observação do técnico alvinegro resume a atuação do time na partida, pois a equipe soube dominar a posse de bola no Arruda, mas criou poucas chances concretas de gol.
Na etapa inicial, destaque apenas para as duas investidas de Schwenck, que cabeceou com perigo nos primeiros minutos e depois assustou Gilmar com um chute cruzado, aos 15.
No segundo tempo, o Figueirense voltou melhor e estava tirando proveito dos inúmeros erros de passe do Santa Cruz. Soares – que entrou na vaga de Schwenck no intervalo – quase marcou de bicicleta no primeiro minuto, mas seu chute foi desviado pela cabeça de Peris e defendido por Gilmar.
Devido à fragilidade do Santa Cruz, o time catarinense parecia muito próximo do gol, mas com a expulsão de Thiago Silvy a estratégia em campo teve que ser alterada. O técnico Adilson Batista optou pela saída do meia Cícero para a entrada do zagueiro Vinícius com o objetivo de equilibrar a marcação e segurar o resultado.
Do outro lado, a equipe pernambucana chegou ameaçar a meta alvinegra, mas as bolas do tricolor foram bem defendidas pelo goleiro Andrey. Numa das chances mais claras de gol, Osmar cruzou na área, Thiago Gentil pegou de peito e o arqueiro alvinegro fez excelente defesa, ajudando a garantir o primeiro pontinho do Furacão na Série A.
ANA LETÍCIA DA ROSAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.