clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/11/2005 20h31min

Tricolor recebe a Portuguesa em clima de decisão

Time espera repetir a vitória da final do Campeonato Brasileiro de 1996

Não fosse por um único detalhe, seria praticamente uma reprise de 1996. Há nove anos, em um Estádio Olímpico lotado, Grêmio e Portuguesa mediam forças pelo título do Campeonato Brasileiro. A partir das 18h deste sábado, os dois clubes voltam a se enfrentar no mesmo local, só que por um objetivo bem mais modesto: retornar à elite do futebol nacional.

A torcida gremista, que em 1996 lotou o Olímpico para ver o Grêmio vencer por 2 a 0 e se sagrar bicampeão brasileiro em cima da Lusa, repetiu a mobilização e esgotou os ingressos de arquibancada dois dias antes da partida. São esperados mais de 45 mil pessoas, todas com o mesmo desejo: que a vitória daquele 15 de dezembro se repita.

Para garantir que a torcida não saia de campo decepcionada, o técnico Mano Menezes faz todo o mistério possível. Nesta sexta, o treinador mandou fechar os portões do Olímpico e barrou o acesso da torcida e da imprensa ao último treinamento. Nem os jogadores sabem quem começará jogando. No coletivo, Mano ignorou as regras do futebol e escalou 13 atletas no time titular para tentar despistar possíveis espiões do time adversário.

As dúvidas do treinador são duas: ou o time começa com Marcelo Costa no meio e Marcel no ataque ou com Paulo Ramos e Lipatin nas mesmas posições. A primeira dupla é a preferida de Mano, mas Marcelo passou o início da semana fazendo tratamento para se recuperar de lesão muscular e não garante que possa atuar durante os 90 minutos. Independentemente de quem jogará, no entanto, o técnico garante que a postura do time já foi definida.

– Nós somos o mandante do jogo e temos que tomar a iniciativa e pressionar o adversário, mas sem ceder espaço para o contra-ataque. Não podemos perder o meio-campo – destacou Mano.

Pelo menos no discurso, a Portuguesa também adotará o mesmo posicionamento em campo. O técnico Giba, que não revela a escalação, promete atacar. Sem poder contar com Cléber e Celsinho, expulsos no último sábado, o treinador deve escalar três atacantes: Johnson, Mendes e Leandro Amaral, este último um pouco mais recuado. O lateral-esquerdo Leonardo e o volante Rodrigo Pontes, que já cumpriram suspensão, retornam ao time.

Nuvem Esperança

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.