Notícias | 28/09/2009 18h47min
São muitos os mitos que envolvem o consumo da manteiga na alimentação diária. Contrariando as ideias de que “ela faz engordar”, de que “aumenta o colesterol” e de que “é um alimento muito pesado para a dieta”, os nutrientes e gorduras naturais que compõem a manteiga são essenciais para o bom funcionamento do corpo.
Além da presença considerável de vitamina A, a manteiga ainda tem o tempo de permanência no estômago menor do que o de outras gorduras. Por ser de fácil digestão, pessoas com doenças hepáticas, biliares e pancreáticas podem consumi-la em uma dieta controlada sem correr riscos.
Benefício para todas as idades
A manteiga é indispensável para a formação do sistema nervoso de crianças e adolescentes. O consumo ideal para adultos é de 20g de manteiga por dia; adolescentes e mulheres grávidas, ou mulheres em período de amamentação, podem consumir 30g diariamente. Para idosos, a manteiga é altamente aconselhável porque
estimula o apetite através de suas qualidades
gustativas.
E a dieta?
Pessoas em regime hipocalórico não precisam suprimir a manteiga de sua alimentação, já que o corpo precisa continuamente de ácidos gordos. As restrições devem ser feitas ao álcool, a açúcares e às gorduras saturadas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.