| 30/10/2005 11h26min
O consumo de carne de aves caiu 30% em duas semanas na França devido ao pânico provocado pelo risco de gripe aviária. A informação foi divulgada hoje pelo presidente da principal associação de criadores agrícolas do país (a FNSEA), Jean-Michel Lemétayer.
– Estamos em crise – advertiu Lemétayer na emissora de TV France Inter, na qual pediu ao governo francês que tome medidas para ajudar o setor avícola e para tranqüilizar os consumidores.
O presidente da FNSEA não questionou a decisão do Executivo de ordenar, como medida de precaução, o isolamento das aves de granja em 26 departamentos franceses (de um total de cem). São os departamentos mais expostos à passagem das aves migratórias, consideradas um meio provável de transmissão do vírus H5N1 da gripe aviária.
Mas Lemétayer considerou que o consumidor foi "assustado" e cedeu ao pânico, quando, de fato, o consumo de carne de aves não representa "nenhum risco".
Na opinião
dele, é "indispensável" que o governo tome medidas para
atenuar as conseqüências financeiras para o setor. O presidente da FNSEA ressaltou ainda a necessidade de melhorar a confiança do consumidor para evitar "uma catástrofe" nas festas de Natal e de Ano Novo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.