clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 20/09/2005 15h16min

Indonésia pede ajuda para evitar epidemia de gripe aviária

Autoridades já estão aplicando medidas extraordinárias de controle

A Indonésia pediu hoje ajuda à comunidade internacional para prevenir uma epidemia da gripe aviária, enquanto começaram a ser aplicadas medidas extraordinárias no país para controlar a propagação da doença. O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, se reuniu nesta tarde com seu gabinete para adotar soluções concretas diante da ameaça, depois de seis pessoas estarem em observação após apresentarem sintomas desta doença, e 59 terem morrido.

Yudhoyono disse ser necessária uma troca constante de informações entre os especialistas de cada país, assim como fundos comuns, para controlar e acabar com a doença.

O ministro do Bem-estar Social, Alwi Shihab, disse depois da reunião do gabinete que esperavam "trabalhar junto com as agências internacionais porque esta é uma ameaça mundial". Shihab anunciou que o Governo destinará "os recursos que forem necessários" à prevenção e tratamento da gripe aviária.

– Serão usados os recursos do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, e de outros ministérios se for necessário – disse o ministro.

Esta declaração representa uma mudança de atitude radical na postura adotada pelo Governo até então. Em julho, as autoridades indonésias disseram que não tinham dinheiro suficiente para indenizar os avicultores se estes seguissem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e sacrificassem todas as aves – saudáveis ou doentes – em um raio de três quilômetros do foco de contágio detectado.

Dois meses depois, e após outra morte e seis casos prováveis, o Governo se deu conta da gravidade da situação, e hoje começaram a ser aplicadas "medidas extraordinárias" para combater a epizootia.

Os sintomas característicos da gripe aviária provocada pelo vírus H5N1 – o único capaz de matar o paciente entre as 15 cepas conhecidas da doença – são febre alta e problemas respiratórios. A única forma segura de saber se uma pessoa contraiu a doença é uma análise de laboratório, que leva algum tempo.

Especialistas da OMS alertaram que há poucas possibilidades de evitar uma pandemia se o H5N1 sofrer um mutação e for capaz de ser transmitido entre pessoas.

AGÊNCIA EFE

 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.