| 18/08/2005 15h51min
A deputada federal Denise Frossard (PPS-RJ) acredita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha conhecimento do pagamento a deputados da base aliada do PT no governo, o chamado mensalão, mas questiona a autorização do presidente para o esquema. Denise, que também é membro da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Correios, diz ser necessária uma ampla investigação, incluindo a figura institucional do presidente, para que todos os responsáveis sejam descobertos e punidos.
Na sua avaliação, um processo de impeachment deve ser tratado com cautela:
– É preciso mais que a dúvida, é preciso a quase certeza, além de uma forte pressão popular.
Denise enfatiza a importância da pressão popular sobre deputados e senadores para que as "CPIs não acabem em pizza" e todos os culpados recebam, realmente, a punição que lhes cabe.
– Acredito que, desta vez, todos teremos algumas surpresas, com a ida para a cadeia, pela ação do Ministério Público e da Justiça, daqueles corruptos que forem aparecendo nas CPIs. Farei tudo para que assim seja! Contem comigo, mas pressionem, por favor. Liguem para 0800 619619 e mandem mensagens para todos os deputados e senadores pedindo uma investigação eficiente e real – afirma Denise.
Durante a entrevista online, internautas parabenizaram a deputada por sua atuação na CPI nos Correios. A entrevista foi realizada pela jornalista Tahiane Stochero e monitorada por Cláudia Ioschpe.
Pergunta: Na sua opinião, quais serão os desdobramentos da crise no governo federal? As CPIs dos Correios e do Mensalão acabarão sem resultados concretos?
Resposta: Primeiro, o que é a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios? Ela nasceu quando apareceu um funcionário dos Correios recebendo propina e envolvendo um deputado federal e um partido político. Esse fato teve evoluções, e em seguida veio o depoimento do deputado Roberto Jefferson e com o andar da carruagem a CPI se
deparou com um problema sério que era a
distribuição de dinheiro para deputados federais como compra de votos no plenário. Durante algum tempo, ela saiu de seu eixo original - o que era até compreensível - a passou a examinar a compra de mandatos pelo financiamento de campanhas e compra de votos no plenário. Com a instalação da CPI da Compra de Votos, ou do Mensalão, a CPI dos Correios naturalmente perde essa avenida que ela mesma construiu e restringe a sua atuação para o fato para o qual ela foi criada. Espera-se que a CPI dos Correios possa apresentar esse incrível e extenso modelo de corrupção que se instalou a partir da estatal, através da divisão entre PMDB, PT e PTB, dos cargos de livre nomeação na empresa de forma a produzirem dinheiro para financiamento de partidos. Espera-se que a CPI dos Correios volte ao seu eixo para produzir e apresentar à Nação quais dos nossos parlamentares se envolveram no sistema organizado de corrupção.
Pergunta: Os responsáveis receberão quais tipos de punições?
Resposta:
Quanto aos responsáveis, no âmbito do Congresso e da CPI dos Correios, podemos apenas investigar os atos dos nossos parlamentares impondo-lhe a pena de cassação do mandato. Não pode representar o Congresso Nacional tanto o deputado que mente, quanto aquele que praticou, por exemplo, crime de corrupção, e isto porque o nosso Código de Trabalho é o Código Moral Ético. Mas o deputado que quebrou o decoro por um crime, (como, por exemplo, de corrupção) deve responder também pelo crime no Juízo Criminal.
Pergunta (internauta): A senhora acredita que a CPI dos Correios irá chegar na origem do dinheiro?
Resposta: A CPI dos Correios tem de chegar na origem dos dinheiros sim, porque senão será outra frustração para a sociedade. Nós temos prazo para investigação até novembro. Deste fato vem minha angústia, muitas vezes tornada evidente, porque o prazo corre contra nós e a favor dos envolvidos!
Pergunta: A senhora entende
então, que com a instalação da CPI do Mensalão, os
trabalhos da CPI dos Correios tendem a diminuir e ela vir a se extinguir em breve?
Resposta: Não, a CPI dos Correios somente poderá extinguir-se quando apanhar todos os parlamentares que se valeram do modelo de corrupção desenhado nos Correios. Acho, sob tal aspecto, que a CPI dos Correios tem a grande chance de mostrar esse modelo, remeter deputados para serem julgados e propor grande mudanças principalmente na área administrativa, pois no Brasil temos 19.202 cargos à disposição da livre nomeação pelo Executivo. Na Inglaterra são apenas 120 cargos, na França, 450, e nos Estados Unidos, 745, segundo dados do Banco Mundial. Esta é uma grande fonte de corrupção, os cargos públicos que produzem dinheiros para partidos e bolsos de alguns.
Pergunta (internauta): A senhora não acha que a redução de cargos públicos de confiança também deveria ocorrer no Legislativo, onde é grande o número de assessores e outros?
Resposta: Claro que
sim, refiro-me à máquina pública de um
modo geral. Por exemplo, tudo o que um deputado precisaria seria um secretario, um boy e um assessor direto. As necessidades do parlamentar poderiam ser preenchidas pela burocracia permanente, e no Judiciário do segundo grau para cima também. Aliás, o Judiciário é o Poder que menos tem cargos por indicação, diga-se...
Pergunta: No Programa do Jô, da Rede Globo, nesta segunda, a senhora afirmou considerar o presidente Lula um homem inteligente e que dificilmente se deixaria manipular, fato que torna mais difícil acreditar na versão de que o esquema do mensalão tenha ocorrido sem o seu conhecimento. Qual seria a participação de Lula no esquema?
Resposta: Penso que o presidente Lula sabia. Autorizou? Não sabemos....mas, para se investigar o presidente - a figura institucional do presidente - é preciso mais que a dúvida, é preciso a quase certeza, além de uma forte pressão popular.
Pergunta (internauta): Gostaria de
parabenizá-la pela entrevista dada ao Programa
do Jô. Entretanto, vendo a entrevista, notei que a senhora é a favor da alternância do poder. Isso significa que a senhor não concorrerá a reeleição?
Resposta: Sou contra a reeleição. Contem comigo para quatro anos. Mas farei um plano, no executivo, para 20 anos, divididos em cinco períodos de quatro anos. Como um boi, a bifes. Comprometo-me a quatro anos. Depois, outro deverá vir, acho saudável.
Pergunta (internauta): Conheci a CPI dos Correios através do programa Roda Viva, e fiquei surpreso, positivamente, com a sua inteligência. Você acha que algum partido não pratica o caixa 2 , durante as campanhas?
Resposta: Espero que pelo menos alguns partidos não tenham tal prática. Sei que a minha campanha foi feita com parcos recursos, todos declarados, mas com muita empolgação popular, o que resultou em 385.111 votos! A campanha somente é cara para quem não tem nada a dizer
(risos)
Pergunta: A senhora acredita ser concreta a possibilidade de
um impeachment de Lula?
Resposta: Creio que sobre a questão do impeachment do presidente primeiro é preciso que haja um processo investigativo e este somente poderá acontecer nas condições que eu já mencionei, que haja pressão popular e quase certeza de sua participação no esquema.
Pergunta: O senador Cristovam Buarque deve anunciar oficialmente sua saída do PT. Já está confirmada a filiação de Cristovam no PPS? Ele seria um possível candidato do partido nas eleições de 2006?
Resposta: Seria um grande honra se o Cristovam viesse para o PPS. Claro que ele é um nome nacional, portanto, um virtual candidato à Presidência da República! Ontem, participei de um ato na Associação dos Magistrados onde vi a preocupação deles e dos promotores de Justiça em realmente processar e punir os corruptos porque, no final das contas, eles acabam pagando o preço da "pizza"...
Pergunta (internauta): Li em uma
coluna do Paulo Sant'Ana, jornalista da RBS, uma crônica que
resumidamente dizia que: 'Corrupção existe em todo o mundo, mas de forma descarada só existe aqui no Brasil'. Finalmente assistiremos corruptos indo para cadeia ?
Resposta: Acredito que, desta vez, vamos todos ter algumas surpresas, com a ida para a cadeia, pela ação do Ministério Público e da Justiça, daqueles corruptos que forem aparecendo nas CPIs. Farei tudo para que assim seja! Contem comigo, mas pressionem, por favor. Liguem para 0800 619619 e mandem mensagens para todos os deputados e, por favor, remetam muitas mensagens para deputados e senadores pedindo uma investigação eficiente e real.
Pergunta (internauta): A imprensa teve papel fundamental na explosão das denúncias do mensalão, com a entrevista de Roberto Jefferson à Folha de São Paulo. Você concorda que, ultimamente, a imprensa tem atrapalhado ou está muito afoita quanto às investigações?
Resposta: A imprensa tem um tempo diferente de quem investiga, mas ela
tem um papel fundamental pois é a porta de
comunicação entre a CPI e a população. E, neste caso, ela foi - e tem sido - extremamente investigativa. Que bom!
Pergunta: A senhora pensa em se candidatar à Presidência?
Resposta: Olha, vou deixar a sala e voltar para a outra sala - a da CPI , mas deixo uma mensagem: é preciso que os homens e mulheres de bem, tenham a audácia dos canalhas, como disse Disraeli. Obrigada e meu abraço a todos - e por favor, pressionem! Quanto à candidatura para presidência, como um boi... a bifes! Calma!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.