| 15/08/2005 17h24min
Revolução entre os usuários da internet, os blogs começam a despertar a atenção de um público atualmente muito visado: os políticos. Com uma simples busca, é possível encontrar sites de vereadores, deputados, senadores e até de um prefeito. Como nas páginas de jornais, programas de TV e rádio e sites de notícias, entre as últimas mensagens publicadas, a crise em Brasília é o assunto mais comentado.
O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (PFL), é um dos políticos com mais representatividade a possuir um blog. Sempre cotado a uma candidatura ao Palácio do Planalto, o carioca atualiza o material diariamente. No começo pretendia comentar notícias da imprensa e divulgar outras desconhecidas, mas agora passou a opinar também sobre as denúncias de corrupção.
– Esta é uma prática que começa a crescer entre alguns políticos nos Estados Unidos e que inauguro aqui. O objetivo é o político opinar em tempo real, seja por destacar notícias, seja com informações de bastidores, seja comentando. Sempre em cima dos fatos – diz.
No último sábado, por exemplo, Cesar Maia usou o site para oferecer legenda ao senador Cristovam Buarque (PT-DF), que cogitou deixar o partido. A intenção seria que o ex-ministro da Educação concorresse ao governo do Rio de Janeiro.
A experiência de Maia é mais do que apenas uma moda, segundo o professor de jornalismo Jacques Wainberg. O acadêmico entende que este fenômeno mundial é mais uma ferramenta para o político aprimorar a comunicação com o seu público.
– Com linguagem própria, o blog é personalizado, revela intimidade e provoca fidelidade. Estas três palavras são os motivos que levam alguém a ter um site – explica o Doutor em Ciências - Concentração em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
Dando oportunidade para debates, o senador Cristovam Buarque utiliza o espaço na internet para defender e discutir idéias. Desde janeiro deste ano, interage com os eleitores e apresenta a sua visão dos últimos acontecimentos. No último dia 8, por exemplo, postou uma mensagem divulgando o discurso que realizaria naquela tarde sobre os erros cometidos pelo PT. O tópico rendeu 16 comentários de internautas.
Em Porto Alegre, a idéia foi encampada pela vereadora Manuela D´Ávila (PCdoB). Identificada com a causa jovem, Manuela escreve regularmente há três semanas e constatou um aumento no número de mensagens recebidas – são 250 e-mails por dia.
– A idéia surgiu logo após a eleição. Esta é a maneira mais ágil e direta de comunicação. Recebo uma resposta quase que imediata. Uso o blog também para esclarecer diversos aspectos do mandato – conta.
HECTOR WERLANGGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.