| 12/07/2005 08h02min
A Grã-Bretanha vai manter o efetivo de tropas militares no Iraque. A decisão foi anunciada hoje pelo ministro de Assuntos Exteriores, Jack Straw, durante audiência da Comissão de Exteriores do Parlamento Europeu – a reunião foi realizada em Bruxelas (Bélgica).
– Nós ficaremos no Iraque enquanto for necessário e enquanto o povo iraquiano, através de seu governo democraticamente eleito, nos pedir – assegurou Straw.
O ministro britânico disse que "a agenda antiterrorista européia é clara", mas pediu "que sejam superados os problemas burocráticos nacionais e as preocupações sobre o respeito às liberdades civis".
– Não estou sugerindo que se estabeleça um Estado policial, como querem os terroristas, porque isso seria uma derrota para nossos valores. Talvez seria preciso mudar a base legal para enfrentar o terrorismo e para evitar casos como o do argelino Rashid Ramda, um suspeito de terrorismo cuja extradição à França acabou sendo muito lenta – acrescentou Straw.
Rashid Ramda foi detido em novembro de 1995 no Reino Unido, e a Justiça britânica só autorizou sua extradição à França em abril de 2003. Straw destacou que é preciso "fazer planos sabendo que houve e haverá mais ataques terroristas".
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.