| 09/07/2005 11h25min
O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, pediu hoje "um consenso global" para derrotar o terrorismo, já que só a colaboração entre os países pode combater uma "ameaça global".
Em artigo publicado pelo The Financial Times, Zapatero, após oferecer suas condolências às vítimas dos atentados de quinta-feira em Londres, adverte também que é preciso enfrentar as causas do terrorismo para poder prevenir suas conseqüências.
– O terrorismo se transformou em uma ameaça global que requer uma resposta global – escreve Zapatero, dois dias depois dos atentados que deixaram pelo menos 50 mortos e 700 feridos na capital britânica.
– O terrorismo só pode ser derrotado com um esforço coletivo da comunidade internacional, já que, no mundo globalizado, os terroristas se beneficiam das últimas tecnologias para cometer seus crimes. Por isso, é imprescindível uma cooperação internacional em matéria de segurança, que passaria por facilitar a comunicação entre os serviços secretos, as polícias e a justiça – diz.
No artigo ele propõe que as Nações Unidas puxem as rédeas da luta global contra o terrorismo. Além disso, sugere, a União Européia deveria adotar uma política comum de segurança, com interconexões policiais e de justiça.
– Os países deveriam assinar o mais rápido possível uma convenção contra o terrorismo – acrescenta o presidente.
Segundo o presidente, é preciso "fazer um esforço para compreender as causas que facilitam a propagação do fanatismo e o apoio ao terrorismo". Não se podem ignorar – acrescenta – os conflitos que açoitam o mundo e que podem ser o germe de uma resposta violenta, nem as "enormes" desigualdades que dividem as sociedades.
– Não é realista desejar a paz e a estabilidade em um mar de justiça universal – assinala.
As informações são da agência EFE.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.