| 01/06/2005 12h35min
Trabalhadores rurais de 20 Estados brasileiros abriram oficialmente na manhã desta quarta, dia 1º, o Grito da Terra Brasil 2005. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), participam da manifestação 6 mil trabalhadores rurais, mas a PM estimou em 4,5 mil o número de participantes.
Em sua 11ª edição o movimento tem como principais reivindicações a inclusão do trabalhador rural no regime de Previdência Social, com uma política específica para a categoria, o combate à violência no campo, especialmente ao trabalho escravo, e a efetivação de políticas de reforma agrária como a liberação de R$ 18 bilhões para o Programa de Agricultura Familiar na safra 2005/2006.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Agricultura (Contag), Manoel dos Santos, disse que esta edição do Grito da Terra vai focar suas negociações com o núcleo econômico do governo.
– Nós queremos do governo uma posição de negociação do chamado núcleo decisório, que são (os ministérios) o Planejamento, a Fazenda e a Presidência da República coordenando – disse
À tarde os manifestantes darão um abraço simbólico no prédio do Congresso Nacional e terão audiências com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Severino Cavalcanti. Amanhã – último dia de protestos – os manifestantes farão caminhada até o Ministério da Fazenda e terão audiências com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e alguns ministros.
As informações são da Agência Brasil.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.