| 31/05/2005 13h15min
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém o favoritismo nas eleições de 2006, mas o quadro da sucessão presidencial começa a apresentar mais dificuldades para o petista, mostrou nesta terça uma pesquisa do Instituto Sensus encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Ainda assim, dos cinco cenários apresentados pela pesquisa, Lula não venceria em primeiro turno apenas na lista que inclui como candidato do PSDB o prefeito de São Paulo, José Serra.
Neste cenário, Lula aparece com 37,1% das intenções de voto, seguido por Serra, com 17,7%. Na seqüência aparecem o ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PMDB), com 11,7%; o prefeito carioca, Cesar Maia (PFL), com 6,8% e a senadora Heloisa Helena (P-SOL), com 3%.
Quando não foram apresentados cenários com os possíveis candidatos, 23,2% dos entrevistados responderam que votariam em Lula. O segundo melhor colocado na resposta expontânea é o prefeito de São Paulo, mas com apenas 3,6%, seguido pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, também do PSDB, com 2,3%.
– O voto expontâneo é muito baixo para o presidente Lula. Isso diz que a eleição futura ainda não está definida, mas pelas tabelas o presidente continua favorito – disse o presidente da CNT e vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade (PL).
A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais. O Instituto Sensus entrevistou duas mil pessoas entre os dias 24 e 27 de maio, em 195 municípios do país.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.