| 07/01/2005 08h57min
Celso Ramos, no Planalto Sul, foi o nono município catarinense a decretar situação de emergência em virtude das perdas com a estiagem. O comunicado chegou à Defesa Civil do Estado na manhã desta sexta, dia 7.
Com exceção de Herval do Oeste, as demais cidades em situação de emergência pertencem à Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc): Arvoredo, Alto Bela Vista, Concórdia, Peritiba, Presidente Castelo Branco, Seara e Xavantina.
Seara já havia encaminhado o decreto para a Defesa Civil do Estado, com prejuízo de R$ 7 milhões. O município perdeu 400 mil sacas de milho e 30% da produção de leite. Caminhões-pipa levam água para 20 famílias do interior.
O prefeito de Peritiba, Juarez Alberto Pelicioli, diz que o município retira 50 mil litros por dia no lago de Itá para abastecer até 50 propriedades. Nos 4 mil hectares de milho, a perda é de 60%. Há também quebra de 50% no feijão e 35% no leite.
Em Concórdia, a situação é crítica no campo, segundo o secretário da Agricultura, Antônio Colussi. As perdas variam entre 30% e 70%. O prefeito Neodi Saretta espera que, com a emergência, os agricultores tenham mais facilidade em acessar seguros e obter auxílio governamental.
Com informações do Diário Catarinense.
Confira a previsão completa no clicTempo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.