| 18/02/2004 18h33min
Depois de avaliar os atuais dados macroeconômicos do país, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a taxa básica de juros (Selic) em 16,5% ao ano sem viés, o que significa que a taxa continua valendo até a próxima reunião, nos dias 16 e 17 de março. A decisão foi unânime, ao contrário da anterior, em que um diretor defendeu a queda dos juros.
Está é a segunda vez consecutiva que a taxa é mantida, decisão já esperada pelo mercado. A ata da reunião de janeiro do BC mostrava preocupação com a taxa de inflação, em especial, com a previsão de que o resultado acumulado no primeiro trimestre pudesse funcionar como um canal de transmissão a contaminar os três últimos trimestres do ano. De maio a dezembro do ano passado, a taxa Selic caiu de 26,5% ao ano para 16,5% ao ano.
Em janeiro, o Copom surpreendeu o mercado ao manter a Selic em 16,5% ao ano, depois de sete cortes seguidos. De junho para dezembro, a taxa básica caiu 10 pontos percentuais. No primeiro corte de 2003, a Selic caiu de 26,5% para 26% ao ano. Em julho, a Selic foi reduzida em 1,5 ponto, para 24,5%, e, em agosto, caiu 2,5 pontos, para 22%. A taxa básica baixou para 20% em setembro e para 19% em outubro. Novo corte de 1,5 ponto foi promovido em novembro, levando a Selic para 17,5% ao ano. O último corte ocorreu em dezembro, para 16,5% ao ano.
Confira a evolução da taxa Selic
Com informações da Agência Brasil e Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.