| 16/02/2004 10h57min
O deputado Jutahy Magalhães Junior (PSDB/BA) afirmou na manhã desta segunda, dia 16, que apoiará a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o envolvimento de Waldomiro Diniz, ex-assessor do ministro José Dirceu, com cobrança de propina de empresários do jogo do bicho. O deputado acredita que Dirceu deveria se afastar de seu cargo durante as investigações para não influenciar o andamento do caso e anunciou que pretende realizar pronunciamento no Congresso pedindo proteção à vida de Diniz.
Conforme Magalhães, o ex-assessor está envolvido com uma organização criminosa que movimenta bilhões de reais, fato que justificaria a necessidade de proteção policial. O deputado acredita que o bicheiro envolvido com Diniz sentiu-se ameaçado de alguma forma por uma ação iminente do governo e, por isso, teria divulgado as fitas.
– O conhecimento das ações que Waldomiro tem ao se envolver com o submundo do crime pode ser uma ameaça às organizações criminosas, então é necessário que ele seja preservado para que se tenha conhecimento completo do que aconteceu neste episódio – ressaltou o parlamentar.
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Magalhães defendeu o afastamento voluntário do ministro José Dirceu de seu cargo para não interferir nas investigações sobre relações ilegais do ex-assessor da Casa Civil. Diniz, conforme Magalhães, é braço direito do ministro, o que dificultaria a isenção de Dirceu nas investigações. O deputado ainda criticou afirmação do presidente nacional do PT, José Genoino, que disse Waldomiro não pertence ao partido e portanto não deve ter sua imagem vinculada à sigla.
– Nada é mais do PT do que Waldomiro. Ele assessorou José Dirceu na CPI de PC Farias. Moraram juntos. Foi participante e coordenador da campanha de José Dirceu ao governo de São Paulo em 94; foi indicado como assessor parlamentar de Cristovam Buarque pelo PT de Brasília; foi representante do governo do Rio de
Janeiro indicado por José Dirceu conforme
confirmação de Garotinho; depois representou o PT no governo Benedita; participou da equipe de transição e no primeiro dia do governo Lula foi nomeado. Ninguém é mais PT que Waldomiro – afirmou Jutahy Junior.
Diniz foi exonerado do cargo de assessor de José Dirceu na última sexta, dia 13, um dia após a revista Época publicar reportagem denunciando seu envolvimento com bicheiros em 2002, quando era gestor das loterias do Rio de Janeiro.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.