| 19/10/2011 07h21min
O Rio Grande do Sul voltou a registrar temperaturas baixas no começo desta quarta-feira por causa da influência de uma massa de ar frio, mas o sol deve aparecer entre nuvens hoje na maior parte das regiões, garantindo a elevação das temperaturas.
Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos
No Sul, entretanto, pode chover fraco ainda pela manhã. À tarde as pancadas isoladas e de curta duração passam a atingir também parte da Campanha e áreas isoladas da Serra e do Litoral Norte. Na Região Metropolitana, a tendência é que a chuva chegue a partir do anoitecer, segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Amanhã ainda pode ter chuva fraca, principalmente pela manhã, em Porto Alegre, no Litoral Norte e na Serra, mas entre estes dois dias os acumulados não devem passar de 10 milímetros em nenhuma das regiões.
Foto: Lauro Alves
Depois o Estado terá mais uma vez tempo seco, e o calor será o destaque do final de semana, com as temperaturas tanto mínimas quanto máximas elevadas em relação aos últimos dias. Chuva forte, com potencial para temporal na Fronteira Oeste, só deve voltar a ocorrer no RS a partir de segunda-feira.
Extremos da temperatura
Até as 7h de hoje a temperatura mínima registrada pelas estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado foi 7,9ºC em São José dos Ausentes, na Serra, ontem a sensação térmica chegou a 3ºC segundo a Somar. Na Capital fazia 14,8ºC às 6h, com sensação térmica de 13ºC. Vacaria, na Serra, e Canguçu, no Sul, registraram temperaturas perto de 11ºC e sensação de 7ºC.
Ontem a mínima foi 5,6ºC em Bagé, na Campanha, e a máxima 29,2ºC, em Santa Rosa, no Noroeste. Hoje a máxima pode mais uma vez chegar perto dos 30ºC, especialmente na região próxima à fronteira argentina. Nas regiões onde chove as temperaturas ficam um pouco mais baixas, entre 21ºC, no Sul, e 25ºC na Região Metropolitana.
Em Caxias do Sul, na Serra, manhã é agradável, mas pode chover até o final do dia - Foto: Roni Rigon
Cinzas vulcânicas
Segundo o meteorologista Celso Oliveira o serviço meteorológico da Argentina indica que as cinzas do vulcão chileno Puyehue não estão mais sobre o Rio Grande do Sul. Resquícios da fuligem que encobriu várias cidades ontem, entretanto, ainda podem ser depositados em superfície hoje por causa da precipitação.
— A chuva acaba limpando a atmosfera. A tendência é carregar tanto poeira quanto eventuais partículas de cinzas — diz o meteorologista.
Em gráfico, entenda como a umidade da
Amazônia regula o regime de chuvas do país :
Como você curte a primavera na Capital? Em mapa,
leitores mostram os seus locais preferidos. Participe:
> Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.