Conteúdo: cinzasnors | 18/10/2011 12h22min
Foi quando saiu no pátio para retirar uma roupa deixada no varal que o motorista Jairo Lopes, 56 anos, percebeu que havia algo estranho no ar da praia de Atlântida Sul, em Osório, na manhã desta terça-feira.
— Tinha muito pó. Depois eu vi na rua os pinheiros. Onde é verde ficou tudo branquinho, parece neve. Os carros estão cobertos também. Aí eu pensei: só pode ser as cinzas do vulcão! — disse ele, que surpreso com o fenômeno ligou para contar o que viu à redação de Zero Hora.
Registrou imagens das cinzas no RS? Envie suas fotos
Outro leitor também relatou fatos semelhantes presenciados na praia de Capão Novo, também no Litoral Norte.
— As árvores de pinos ficaram com alguns pontos cobertos de branco e o céu parece nublado, meio enfumaçado — descreveu José Gilmar Franz, 52 anos.
Segundo relatos as cinzas também foram percebidas em outros municípios do Litoral Norte, como Xangri-Lá e Arroio do Sal, principalmente a partir da metade da manhã, sobre superfícies e no ar, sob a forma de uma "bruma".
Em Gramado, na Serra, choveu fraco de madrugada e os resquícios da fuligem se acumularam sobre os carros ao amanhecer.
Em Porto Alegre a manhã também teve ares cinzentos, apesar do sol que apareceu entre nuvens.
Segundo a meteorologista Estael Sias, da Central RBS, a ideia dos leitores não deve estar equivocada. Isso porque a nuvem de cinzas segue avançando sobre o norte do RS misturada, possivelmente, com uma névoa seca, e só deve se dissipar com a chuva, prevista para amanhã em pancadas isoladas desde a região da Campanha até a serra gaúcha, passando sobre a faixa leste do Estado.
>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:
Em Gramado, na Serra, moradores perceberam acúmulo de cinzas sobre os carros
Foto:
Cleiton Thiele, Especial
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.