Conteúdo: cinzasnors | 17/10/2011 10h52min
A companhia aérea Gol informou em nota divulgada na manhã desta segunda-feira que restabeleceu as operações nos aeroportos internacionais Ezeiza e Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires (Argentina), e em Montevidéu (Uruguai).
A TAM informou em nota que, em razão da mudança no deslocamento das nuvens de cinzas vulcânicas causadas pela erupção do vulcão Puyehue, no sul do Chile, os voos que decolam de e para os aeroportos de Buenos Aires (Ezeiza e Aeroparque), na Argentina, serão operados normalmente nesta segunda-feira.
No entanto, três voos TAM que decolariam nesta manhã do aeroporto de Ezeiza para os aeroportos de Guarulhos e Tom Jobim/Galeão foram cancelados, além de dois voos de e para Assunção (Paraguai), que teriam escala nos aeroportos argentinos. As operações da TAM em Montevidéu, no Uruguai, permanecem suspensas.
A Gol destaca que tem acompanhado em tempo real o movimento da nuvem de cinzas expelidas pelo vulcão chileno Puyehue e que, pelos últimos prognósticos, encontrou condições de realizar os voos para esses destinos com segurança.
>> MURAL: Ia viajar nesta segunda-feira mas seu voo foi cancelado devido às cinzas vulcânicas? Escreva seu relato
Diversos cancelamentos de voos com origem ou destino nos aeroportos do Uruguai e da Argentina surpreenderam passageiros desde a noite deste domingo. Na manhã desta segunda-feira, pelo menos três chegadas internacionais da Gol haviam sido canceladas no Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, de Córdoba, Montevidéu e Buenos Aires.
>> Consulte a situação do seu voo
Segundo o site do jornal Clarín, os aeroportos de Buenos Aires — Ezeiza e Aeroparque — voltaram a operar na manhã desta segunda-feira, após longas filas durante madrugada, e que são as companhias aéreas que estão definindo se retomam os voos ou não.
No Uruguai, conforme o site do El País, as cinzas continuavam afetando pousos e decolagens no aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, até as 11h30min.
>>> Saiba como entrar em contato com as companhias aéreas
A Gol informou que está contatando clientes que tiveram a programação alterada, via telefone, SMS e e-mail. A Central de Relacionamento também está disponível para receber ligações dos passageiros nos números 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 598-2403-8002 (Uruguai). Segundo a empresa, as reacomodações serão providenciadas sem cobrança de taxas e, se os clientes preferirem cancelar a viagem, receberão o reembolso no valor integral dos bilhetes.
Os clientes TAM devem ligar para a Central de Atendimento da companhia antes de se dirigir ao aeroporto para verificar a condição de seus voos ou para remarcá-los, temporariamente sem cobrança de taxas. Os números são 4002-5700 (Brasil, capitais) e 0800-570-5700 (demais localidades).
A empresa Pluna informou que cancelou 50% dos voos no domingo, mas nesta segunda-feira, até o final da manhã, apenas um voo havia sido cancelado (PU155 - Montevidéu / Aeroparque) devido à presença de cinzas no espaço aéreo. Segundo a companhia não há previsão de novos cancelamentos hoje, apenas atrasos associados à remarcação dos voos cancelados ontem.
>>> Conheça o vulcão chileno Puyehue:
Entre o final da tarde e a noite de domingo, cancelamentos de voos provocaram filas no Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto:
Valdir Friolin
/
Agencia RBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.