| 29/06/2011 12h40min
Cinco meses depois de perder Jonas para o futebol espanhol, o Grêmio ainda busca um novo artilheiro. Além do ex-companheiro André Lima, já passaram pelo ataque de Renato nomes como Júnior Viçosa, Lins, Borges, Leandro e Roberson. Somando todos os gols marcados por eles em um semestre (34), não alcança nem de perto os 42 gols marcados somente por Jonas na temporada passada. Nesta quarta-feira, diante do Avaí, a partir das 19h30min, os atacantes têm nova chance de redenção.
De Taiúva, no interior paulista, onde curte férias após os primeiros meses de Valencia, Jonas falou à reportagem do clicEsportes sobre a carência ofensiva do Grêmio. Modesto, argumenta que a torcida não sente sua falta, e sim saudades do desempenho do time de 2010.
— Eu era parte de um esquema que funcionou muito bem — conta o jogador, três gols e quatro assistências em 14 participações até agora no Valencia. — Hoje, continuo acompanhando o Grêmio. Busco informações na internet, falo com amigos, vejo jogos na TV, alguns canais do Brasil oferecem assinatura no exterior. Torço pelo clube.
3 dicas do Mestre Jonas
> Trabalhar forte, na fase boa ou ruim
> Agarrar a chance quando ela chegar
> Estar preparado para a pressão
Mesmo descontando-se a grave lesão de André Lima e a má fase de Borges, que acabou negociado com o Santos, o setor ofensivo passa por intensa contestação. Esforçados mas pouco efetivos, Viçosa e Lins são exemplos da bronca da torcida. O Grêmio marcou sete gols em seis partidas, sendo apenas três de atacantes.
Jonas também passou por momentos de contestação no Olímpico. Chegou a ser emprestado para a Portuguesa em 2008. Voltou para se consagrar como o artilheiro isolado do Brasileirão de 2010, com 23 gols. Expert em calar críticos e reconquistar a torcida, o ex-camisa 7 tricolor prefere não individualizar o problema. Mas fala de sua própria experiência e dá dicas:
— Você tem que trabalhar forte sempre, independente da fase que vive. Tem que estar sempre preparado para aproveitar as oportunidades. A exigência de um clube como o Grêmio é enorme.
Contra os catarinenses, lanternas do Brasileirão, a torcida tem três bons motivos para se animar. Pode conferir os retornos de André Lima, afastado desde 9 de março após cirurgia no joelho, e de Leandro, também por lesão, além da estreia de Miralles. Contratado do Colo-Colo como esperança para a falta de gols do ataque, o argentino, artilheiro do time no último campeonato chileno, deve começar no banco de reservas.
6 atacantes marcaram este ano
> Borges (negociado em 23 de maio) - 11 gols
> Júnior Viçosa - 9 gols
> Leandro - 7 gols
> André Lima (fora desde 9 de março) - 5 gols
> Roberson e Lins - 1 gol cada
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.