| 19/06/2011 17h55min
De camisa comemorativa aos 30 anos da conquista do primeiro Brasileirão, em 1981, o Grêmio entrou em campo para vencer o Vasco dentro de casa. Mas não conseguiu. Saiu atrás no placar e buscou o empate no segundo tempo: 1 a 1. Os dois jogadores que fizeram gols entraram na etapa complementar: Bernardo para o Vasco, e Roberson para o Grêmio.
Os gremistas perderam boas chances de marcar em um pênalti que Gabriel bateu e Fernando Prass defendeu, e em um gol anulado pela arbitragem após cobrança de falta de Rochemback, por impedimento.
Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Botafogo, no Engenhão. Rochemback, que levou o terceiro cartão amarelo, está fora. Já o Vasco visita o Atlético-GO na sexta rodada.
> Confira como foi o jogo no minuto a minuto
> A galeria de fotos do jogo
> Vídeo: Veja os gols
Primeiro tempo
Com a volta do esquema tradicional, o Grêmio entrou em campo com algumas novidades: camisa retrô que lembra a conquista do Brasileiro de 1981, e Willian Magrão no meio-campo, no lugar de Fernando em relação aos últimos jogos. Como foi treinado na semana, Mário Fernandes atuou na zaga e Gabriel voltou à lateral-direita.
A chuva causou alguns escorregões no gramado, mas o primeiro tempo foi bom. Os dois times tiveram chances de gol, mas não aproveitaram. O placar ficou no 0 a 0 antes do intervalo.
A defesa do Grêmio foi muito bem. Saimon e Mário fizeram uma dupla afinada. O principal problema foi na articulação: Douglas perdeu muitas jogadas no meio, e errou lançamentos. A ligação com o ataque ocorreu mais pelos lados.
Pênalti perdido
A primeira boa chance do Grêmio foi aos nove minutos, em uma falta cobrada por Fábio Rochemback. Viçosa foi beneficiado por furo da zaga vascaína e chutou. Mas Fernando Prass defendeu no reflexo.
Aos 14, Gabriel arriscou de fora da área, em um chute cruzado e forte do lado direito. O goleiro do Vasco fez outra boa defesa. E aí veio a chance de o Grêmio abrir o placar. Fagner colocou a mão na bola dentro da área gremista e o pênalti foi marcado.
Gabriel cobrou a penalidade e Prass, muito bem no jogo, fez a defesa, aos 15. Na sequência, Diego Souza escapou em velocidade com a bola e mandou de fora da área, mas Victor segurou.
Gol anulado
Muito movimentado, o jogo seguiu com boas oportunidades para Grêmio e Vasco. Mas bola na rede que é bom, não acontecia. Aos 18, o time da casa teve um gol anulado. Rochemback cobrou falta e Willian Magrão subiu para cabecear. A arbitragem assinalou impedimento. O capitão tricolor reclamou, dizendo que a bola entrou no gol direto, mas não havia mais o que fazer.
Lá e cá
O Vasco, vendo o Grêmio perder boas chances, continuava tentando. Aos 20 minutos, Alecsandro, ex-Inter, mandou a bola na trave. Se entrasse, iria no ângulo direito de Victor.
Rochemback e Gabriel arriscaram de fora da área, mas erraram o alvo.
Aos 41, Eder Luis quase fez um para o Vasco. Na bola rebatida por Saimon no atacante adversário, ele escapou em velocidade com a bola dominada e chutou cruzado do lado do gol de Victor. Mas a bola foi por fora.
Segundo tempo
Para o segundo tempo, o técnico Renato fez uma troca: Escudero no lugar de Lúcio, que também não fez uma boa etapa inicial. O Vasco voltou sem modificações.
Como no primeiro tempo, o jogo começou corrido. Logo aos sete, o Grêmio perdeu uma grande oportunidade. Douglas ganhou a bola no contra-ataque, escapou em velocidade e viu Lins bem colocado. Passou para o atacante, que lançou Viçosa, mas ele perdeu o tempo da bola e caiu no gramado.
Dois minutos depois, foi a vez de Douglas desperdiçar. Escudero deu um passe açucarado para o camisa 10, na entrada da área, e ele pegou mal, mandando por cima, longe do gol de Prass.
Vasco pressiona
Depois do lance, o técnico Ricardo Gomes fez a primeira troca: Felipe saiu e deu lugar a Jumar. Aos 13 minutos, o Vasco chegou bem. Ramon cruzou da esquerda e Alecsandro cabeceou. Victor fez grande defesa, mas a arbitragem já parava o lance marcando impedimento. Aos 15, depois de escanteio, Dedé subiu com Saimon, desviou de cabeça e o goleiro tricolor tirou com uma das mãos.
O Vasco passou a pressionar mais. O técnico Renato, percebendo que alguma coisa precisava ser feita, agiu novamente. Tirou Gabriel e colocou Vilson no lugar dele. Com a mudança, Mário foi para a lateral e Vilson entrou na zaga.
O Grêmio freou depois dos 20 minutos. Não conseguia mais fazer as jogadas de ataque. Passar do meio-campo passou a ficar complicado. Aos 22, Victor se antecipou e evitou a chegada de Alecsandro. A bola foi cruzada da direita e o centroavante chegava para concluir. O camisa 1 segurou a bola no chão na hora exata.
Golaço do Vasco
Renato se indignou com Viçosa. O atacante não jogava bem, e errou um domínio de bola na intermediária que irritou o treinador. Depois de tirar o casaco e jogar no chão, reclamando muito, ele chamou Roberson para entrar no lugar.
E o Grêmio não se acertava de jeito nenhum. Errava passes, lançamentos, furava em bola, não conseguia dominar a bola. Escanteios e faltas não foram saída para tentar o empate.
Já o Vasco Foi para cima. Bernardo, que recém havia entrado no lugar de Diego Souza, um pouco apagado no Olímpico, fez um golaço de longe. Do lado direito da intermediária, ele arriscou e Victor não conseguiu alcançar.
Grêmio empata
Coube ao Grêmio correr atrás do prejuízo. E o empate veio. O time jogava mal. Mas finalmente uma chance na bola parada foi aproveitada. Douglas cobrou escanteio aos 38 minutos, e Roberson completou de cabeça.
Roberson, que entrou cheio de vontade no jogo, na sequência arriscou um chute de fora da área, mas a bola foi para fora.
O Grêmio se ligou. Mas restava muito pouco tempo para a virada. Mário Fernandes, na lateral, apareceu bem no ataque aos 46. Douglas deu o passe na entrada da área pela direita, e Mário tentou por cobertura. Quase. A bola bateu no travessão e foi para fora.
Não demorou muito e o árbitro apitou o final do jogo. O Grêmio soma apenas um ponto dentro de casa neste domingo.
FICHA DO JOGO
Grêmio (1)
Victor; Gabriel (Vilson), Mário Fernandes, Saimon e Neuton; Fábio Rochemback, Willian Magrão, Lúcio (Escudero) e Douglas; Lins e Júnior Viçosa (Roberson).
Técnico: Renato.
Vasco (1)
Fernando Prass; Fagner, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Romulo, Allan e Felipe (Jumar); Diego Souza (Bernardo), Eder Luis e Alecsandro (Elton).
Técnico: Ricardo Gomes.
Brasileirão 2011, quinta rodada
Local: Estádio Olímpico, Porto Alegre, RS.
Hora: 16h.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro.
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva e Márcio Soares Maciel.
Gols: Bernardo, aos 31m (Vasco) e Roberson, aos 38min (Grêmio), no segundo tempo.
Cartões amarelos: Fábio Rochemback, Willian Magrão e Saimon (Grêmio); Fagner, Allan, Bernardo e Jumar (Vasco).
Público: 16.322.
Renda: R$ 248.001,50.
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.