| 14/06/2011 07h13min
Apenas uma vitória em quatro rodadas. Quase dois meses sem vitórias no Beira-Rio. São fatores que reacenderam o sinal amarelo para o trabalho de Falcão frente ao time do Inter. Quando se esperava que a equipe arrancasse bem no Brasileirão, ajudada por um início de tabela favorável, a equipe flutua na incômoda 12ª colocação, com apenas cinco pontos, em 12 disputados.
São muitos problemas a serem superados para a equipe colorada retomar o rumo. O clicEsportes escutou os colunistas Diogo Olivier e Luiz Zini Pires, além do comentarista Maurício Saraiva Júnior para separar cinco questões a serem superadas.
– Falcão tem menos de três meses no clube. É pouco, mas é suficiente para observar algumas mudanças. O Inter passa por um período de transição. Era o melhor da América em agosto passado. Hoje, soma apenas uma vitória em quatro jogos do Brasileirão. O que se passa. O vestiário murchou, desaprendeu, o técnico não é o cara, faltam reforços? – comenta Zini.
Mesmo que seja apenas um início de competição, há um consenso no Beira-Rio de que a vitória sobre o Coritiba na próxima rodada é essencial para a continuidade do trabalho de Falcão.
Cinco problemas no time do Inter a serem superados
1) Falta de indignação
Uma situação que se tornou casual: o Inter sai na frente e aceita a virada, com exceção da final do Campeonato Gaúcho. Na última rodada, marcou gol nos descontos diante do Palmeiras e saiu satisfeito com o empate em casa.
Maurício Saraiva:
"O maior problema é a atitude conformada diante da adversidade. Anterior a Falcão, já se percebia uma acomodação de vestiário desde o ano passado, o que se tornou evidente na eliminação para o Mazembe no Mundial. Naquele jogo já se via pasmaceira. Não melhorou nada em 2011".
Luiz Zini Pires
"Não vejo nada especial. Observo em ação quase o mesmo time de Celso Roth. Noto também uma falta de tesão, empolgação entre os jogadores".
2) Lentidão
Embora seja um fator que Falcão exercite nos treinamentos, a equipe segue com problemas de lentidão. Na defesa, a zaga encontra problemas para enfrentar atacantes velozes.
Diogo Olivier
"O mais grave é a lentidão. O Inter parece um elefante cansado se arrastando rumo ao campo ofensivo".
3) Falta de padrão tático
Falcão ainda não conseguiu fixar nenhum esquema tático na equipe. Já testou o 4-4-2, 4-2-3-1 e o 4-3-3. Promoveu recentemente Oscar ao time titular, mas, com as duas linhas de quatro, coloca o meio-campista no lado contrário de D’Alessandro. As duas referências técnicas do time ficam longe uma da outra.
Olivier
"No meio, D'Ale e Oscar devem jogar mais próximos, e não com saudades um do outro de tão distantes. É por isso que Damião fica tão sozinho na frente, mesmo com Zé Roberto: os encarregados de municiá-lo estão na bandeirinha de escanteio".
4) Instabilidade defensiva
O Inter sofreu gol nos últimos 10 jogos. Jogadores experientes do setor voltam a ser questionados. Outro fator apontado é a falta de um volante fixo na frente da zaga.
Olivier
"Na defesa, a questão fundamental é a ausência de um volante posicionado à frente da zaga".
5) Problemas de vestiário
Falcão não tem o respaldo por parte da diretoria.
Saraiva
"Vencer em casa requer mais do que qualidade. Como diria o própria Falcão, é uma questão de imposição sobre o adversário. Mas como se impor se falta atitude ? Não é acidental o Inter estar sem ganhar no Beira-Rio desde 19 de abril. Direção não ataca o centro do problema, vestiário".
Zini
"A direção de futebol precisa agir, encontrar soluções, contratar, motivar, oferecer mão forte ao técnico. Não há mais tempo para incertezas. É hora da ação. Ou a temporada colorada de 2011 vai terminar mais cedo".
>>Confira:
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.