| 09/06/2011 17h57min
As cinzas do vulcão chileno Puyehue voltaram a avançar em direção ao Sul do Brasil e podem alcançar Santa Catarina durante a madrugada desta sexta-feira, caso as condições climáticas se mantenham. No Rio Grande do Sul, onde a nuvem deve chegar à noite, cinco empresas já cancelaram as operações nos aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul.
Segundo a meteorologista do Grupo RBS Estael Sias, as cinzas podem atingir a faixa compreendida entre a Serra e o Litoral Sul catarinense. Como a previsão é de que o tempo continue seco, alguns sinais podem ser percebidos pela manhã, como um pouco de poeira sobre os carros. Mas as cinzas mais densas devem mesmo ficar sobre o estado gaúcho.
O meteorologista Leandro Puchalski explica que as cinzas estão se deslocando graças a um jato de vento muito forte que sopra em direção ao Sul do país e deve seguir assim até amanhã. Depois, ele explica, a direção deve mudar.
Cancelamento de voos
A Gol foi a primeira empresa a cancelar os voos no Rio Grande do Sul. A empresa também suspendeu as operações em Buenos Aires (Argenitna) e Montevidéu (Uruguai). Em Santa Catarina, ainda não houve cancelamentos por causa das cinzas.
Segundo a nota divulgada, "a empresa está contatando os clientes que tinham passagens marcadas para providenciar reacomodações sem cobrança de taxas" ou reembolsar o valor integral dos bilhetes. Para tirar dúvidas, os números da Central de Relacionamento são 0300-115-2121 (Brasil), 0810-266-3232 (Argentina) e 5098-2403-8007 (Uruguai).
Na terça-feira, um caça analisou a presença de cinzas no Rio Grande do Sul
Foto:
Força Aérea Brasileira
/
Força Aérea Brasileira
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.