| 08/06/2011 07h14min
Os jogadores do Grêmio costumam falar do "jeitão" do técnico Renato. Cheio de histórias para contar e sempre bem-humorado, o técnico e ídolo tricolor faz questão de mostrar este seu lado também nas coletivas com a imprensa. Nesta última terça, por exemplo, ficou na sala de conferências do Olímpico durante quase uma hora: cerca de 20 minutos foram utilizados para a entrevista, o resto foi ocupado com um bate-papo informal.
Ao ser questionado sobre esta sua postura em comparação a de outros técnicos, Renato preferiu não fazer comentários.
— Cada um tem o seu jeito— se limitou a responder.
Desde que chegou ao Olímpico, em agosto de 2010, ele procurou ficar alguns minutos a mais na sala de conferências após as entrevistas para conversar com os jornalistas. Mas, nesta última terça, bateu o recorde de tempo. Ao encerrar o papo, brincou:
— Vocês não têm família? — insinuando que todos deveriam voltar para suas casas para aproveitar o que ainda restava do dia.
É claro que Renato tem seus momentos de semblante mais fechado após resultados negativos e principalmente sequências ruins, como a que ocorreu entre a eliminação da Libertadores e a perda do título gaúcho neste ano. Muitas vezes o técnico apareceu mais sério, mas sempre manteve a educação.
Até o frio que faz em Porto Alegre nos últimos dias virou assunto. Depois que saiu da Capital para viver durante bom tempo no Rio de Janeiro, além de ter passado pela Bahia, não nega que prefere o calor e a praia.
— Caraca, faz frio nessa terra de vocês, hein? Vou fazer uma pré-temporada no Rio de Janeiro, uns 60 dias, até passar o frio aqui — brincou ele, como se não fosse gaúcho nascido em Guaporé, criado em Bento Gonçalves, e que depois morou em Porto Alegre.
Um dos principais assuntos do dia, a despedida de Ronaldo da Seleção Brasileira também não poderia passar em branco. Durante a entrevista, Renato foi questionado sobre o atacante e sobre as atuações deles comparadas às de Romário. Fez elogios aos dois e não apontou o melhor.
Na conversa informal, um dos repórteres lembrou de incluir Renato entre Romário e Ronaldo. E aí, o comentário do treinador tricolor foi elaborado bem ao seu "jeitão".
— Ah, bom, agora sim! — exclamou, e acrescentou: — Uma vez o Romário me disse que tinha três vezes mais gols do que eu. Eu respondi que tinha mais títulos, e que sempre marquei em decisões. Imagina o Ronaldo, eu e o Romário jogando juntos?
Diversas vezes Renato disse em suas entrevistas que os jogadores tinham que assistir ao DVD com os gols marcados por ele durante a carreira. Com Júnior Viçosa não é diferente. Centroavante que vem atuando como titular no time do Grêmio, ele também não escapa das brincadeiras em meio a um assunto sério.
— O Viçosa melhorou, já orientei ele para usar os braços para se proteger nas jogadas de ataque, como um pivô, o que o Borges faz muito bem, por exemplo. É o que eu digo, o Viçosa veio para cá sem base, ele tem mais dificuldades, está aprendendo — comentou, para logo disparar: — Já disse para ele largar a internet por pelo menos uns 40 minutos quando estiver em casa e assistir a uns vídeos de atacantes consagrados. Pode ser até um DVD meu — completou, com bom-humor.
Papo vai, papo vem, os ponteiros do relógio andavam e nada de Renato levantar da cadeira. Um dos cinegrafistas que gravava a entrevista avisou:
— Ainda tenho uns 20 minutos de fita.
Ao perceber que já se alongava demais na conversa, se encaminhou para o fim do bate-papo após a coletiva. Ele também concede entrevistas nas sextas, mas nesta próxima, a “resenha”, como costumam chamar os boleiros, será mais curta. Isso porque a delegação treina e logo em seguida vai ao Aeroporto Salgado Filho para a viagem até São Paulo para o jogo pela quarta rodada do Brasileirão, no Morumbi, que será realizado no sábado. Uma nova conversa descontraída fica para a outra terça.
Próximos jogos
11/06 - São Paulo x Grêmio
19/06 - Grêmio x Vasco
26/06 - Botafogo x Grêmio
Confira:
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.