| 07/06/2011 16h54min
As cinzas do vulcão chileno Puyehue já estão sobre a região Oeste de Santa Catarina. Uma imagem de satélite divulgada pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) das 15h30min mostra a localização da nuvem sobre o território catarinense.
A nuvem de cinzas, que tem um aspecto parecido ao de uma fumaça, está sobreposta às nuvens de chuva associadas à frente fria que atua na região, por isso não é possível perceber a presença dela a olho nu. A extensão das cinzas cobre desde a região Sul do Rio Grande do Sul, passando pelo centro do Estado e atingindo o extremo sul do Paraná.
Segundo o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, os efeitos da presença da nuvem sobre o Estado não serão percebidos devido às nuvens mais baixas que estão sobre a região. A fumaça está a cerca de 15 quilômetros da atmosfera, por isso não há chance de precipitação de cinzas sobre o Oeste.
O vulcão Puyehue está em erupção desde o último sábado, no sul do Chile, a 870 quilômetros da capital Santiago. Cerca de 3,5 mil pessoas tiveram que sair da região, segundo informou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração chileno.
Nuvem de cinzas está sobre o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
Foto:
Imagem de satélite
/
CPTEC/INPE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.