| 07/06/2011 12h47min
Aos 27 anos, Rafael Marques é o mais experiente entre os quatro homens da defesa do Grêmio, pelo menos nos últimos jogos. Mário Fernandes (faz 21 em setembro) e Neuton (21 anos) pelas laterais e Saimon (20) na zaga se destacaram principalmente pelas boas atuações diante do Bahia, no último domingo. Apesar da idade e de mais tempo no futebol profissional, o zagueiro também se considera um aprendiz.
— Eu me dou super bem com os que estão jogando, com os que não estão, a gente procura conversar bastante. Apesar de ter 27 anos também me considero um aprendiz do futebol, tenho muita coisa para ajudar, mas também quero ser muito ajudado por eles. O Renato coloca muito para nós que o sistema defensivo tem que ter uma consistência para o time e conseguir os resultados, e a gente tem procurado dar o melhor para o time — destacou.
Rafael Marques gosta de trabalhar ao lado dos guris. O zagueiro faz elogios aos companheiros e às categorias de base do Grêmio. Como mais experiente, o conselho que ele deixa é manter sempre os pés no chão.
— Nos momentos de glória eles têm que estar de pé, mas nas dificuldades têm que ter responsabilidades — disse.
— Não tenho receio nenhum de falar desses jogadores, são de muita qualidade, são formados no Grêmio, têm uma longa carreira pela frente, têm muito a crescer no Grêmio. Eu tenho um pouco para fazer por eles, eles por mim, é um ajudando o outro. O Grêmio está muito bem servido por meninos. Tem uma base excepcional — completou.
Contra o São Paulo, no próximo sábado, pela quarta rodada do Brasileirão, o time ainda não está definido. O técnico Renato tem até sexta-feira para escalar o Grêmio para atuar no Morumbi. Saimon deve seguir ao lado de Rafael Marques, mas as dúvidas maiores estão nas laterais, com as recuperações de Lúcio e Gabriel.
Certo é que o quarteto da defesa tricolor que enfrentou o Bahia deu uma boa resposta na vitória por 2 a 0, e recebeu elogios de Renato. Se seguirem juntos, o foco é manter a consistência.
— Em todas as partidas o Grêmio fazia gols, mas também levava, e isso gerava cobranças ao sistema defensivo. É importante consolidar ali atrás. Quando o time está atacando, a gente procura se orientar atrás para estar ligado, porque pode vir contra-ataque — explicou.
Sobre a busca da direção por reforços de peso para a zaga, Rafael Marques se diz tranquilo. Ele reitera que se sente satisfeito por fazer parte do grupo do Grêmio.
— Vou procurar fazer sempre meu trabalho da melhor forma possível, independente de jogar ou não me sinto muito feliz aqui no clube, e se o Grêmio buscar zagueiros vai ser para qualificar o elenco. O professor vai escalar sempre o que tem de melhor — ressaltou.
Próximos jogos
11/06 - São Paulo x Grêmio
19/06 - Grêmio x Vasco
26/06 - Botafogo x Grêmio
Confira:
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Rafael Marques: "Tenho como ajudar, mas também quero ser muito ajudado por eles"
Foto:
Tatiana Lopes
/
clicRBS
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.