| 07/06/2011 03h10min
Eles foram surpreendidos pela "chuva" de cinzas formada pelo vulcão Puyehue, no Chile, que caiu sobre Bariloche, na Argentina.
Com muitos pontos turísticos fechados, estradas interrompidas, Rafael Teixeira, 33 anos, e Melissa Petry Gerhardt, 32 anos, tiveram de achar uma maneira para deixar a cidade e conseguir chegar a Buenos Aires até quinta-feira, quando o casal de moradores de Porto Alegre pegará um voo para retornar ao RS.
— Nos disseram que o aeroporto ficará fechado até sábado. Passei o dia em função de providenciar nossa saída da cidade. Conseguimos comprar passagens de ônibus para Buenos Aires. Vamos sair amanhã (terça), porém a informação que temos é que as cinzas bloquearam parcialmente a rota dos ônibus, o que está aumentando o tempo de viagem de 20 horas para algo perto de 30 horas — disse Teixeira.
A segunda-feira na turística cidade de Bariloche, a cerca de 100 quilômetros do vulcão chileno, foi de limpeza. Equipes da prefeitura, comerciantes e moradores se esforçaram para tentar retirar as cinzas das ruas, carros e telhados.
O casal não viu cinzas caindo, mas ficou sabendo que caiu um pouco à tarde, porém em menor quantidade em relação aos quatro centímetros que se acumulavam nas ruas da cidade no domingo pela manhã.
— Hoje (segunda-feira) a cidade está sob uma nuvem de poeira devido à limpeza das ruas — afirmou.
Teixeira, empresário natural de Sobradinho, dá um panorama dos problemas na cidade:
— Ainda há muitos brasileiros tentando voltar, há muita falta de informação, e os noticiários locais estão questionando a administração do município para a falta de estrutura em casos como estes. Nem um sistema para avisar a população com antecedência existe.
A erupção de um vulcão no sul do Chile causou o fechamento de ao menos sete aeroportos na região, até quinta-feira. A nuvem de cinzas viajou quilômetros, atingindo na segunda-feira sete das 23 províncias da Argentina.
Na madrugada desta terça-feira a previsão é que as cinzas cheguem a Buenos Aires. Elas podem atingir o Rio Grande do Sul entre terça e quarta-feira.
Conheça o vulcão chileno Puyehue:
Segunda-feira foi de limpeza e faxina em Bariloche para tirar das ruas e telhados as cinzas do vulcão chileno
Foto:
Rafael Teixeira
/
Arquivo Pessoal
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.