| 07/06/2011 00h54min
A intensa chuva que começou a cair na segunda-feira na zona da erupção do vulcão Puyehue, no sul do Chile, aumenta o risco de avalanches com o material expelido, advertiram as autoridades chilenas. A chuva pode deslocar o material expelido pelo vulcão para os cursos d'água e aumentar o risco de avalanches na região, explicou o governador da província de Los Ríos, Juan Andrés Varas.
— Ao chover, há um aumento razoável do risco de ocorrer um lahar (fluxo de material sólido) ou avalanche — advertiu Varas.
As autoridades restringiram o acesso às zonas sob risco de avalanche, como o vale do rio Gol-Gol, ao sul do Puyehue.
— Foi ordenado o fechamento deste vale e há restrição absoluta de acesso — destacou Varas.
Até o momento, cerca de quatro mil pessoas foram retiradas de várias localidades próximas ao vulcão, cuja erupção começou no sábado passado. Na segunda-feira, a coluna de cinzas e gases emanada pelo Puyehue baixou de dez para sete quilômetros, enquanto a atividade sísmica se mantinha estável, segundo os especialistas.
— Estamos em uma fase de erupção moderada, com um comportamento relativamente estável — informou o chefe da Rede Nacional de Vigilância Vulcânica do Serviço Nacional de Geologia e Mineração, Jorge Muñoz.
O vento mudou de direção e a nuvem de cinzas segue agora para a Argentina, tal como ocorreu no início, quando as cinzas cobriram Bariloche.
Ruas foram varridas na segunda-feira em Bariloche, na Argentina
Foto:
Rafael Teixeira
/
Arquivo Pessoal
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.