| 07/06/2011 06h11min
As cinzas do vulcão chileno, que entrou em erupção no sábado, podem chegar ao Rio Grande do Sul ao longo dessa semana e causar problemas principalmente para os portadores de doenças pulmonares crônicas. De acordo com o pneumologista da Santa Casa Paulo Goldenfum, estes pacientes, juntamente com os idosos e as crianças, são os que mais sofrem com a presença de fuligem na atmosfera.
— Ela pode causar reações alérgicas e inflamatórias no sistema respiratório, ocasionando crises em portadores de enfermidades como asma, rinite alérgica, enfisema, bronquite, etc — afirma o médico.
A recomendação para estas pessoas, caso as cinzas atinjam o nosso Estado, é que elas utilizem os medicamentos de uso rotineiro, mantendo a doença controlada para que os sintomas não aumentem e a situação da doença não piore.
A fuligem pode ainda causar irritação nos olhos e o uso de colírios de solução fisiológica são indicados nestes casos.
— Outra dica para prevenir incomodações é a ingestão de bastante líquido. É importante também usar um pano úmido para limpeza da casa e do local de trabalho, porque a vassoura pode levantar a fuligem do chão. Máscaras só devem ser usadas se a intensidade for muito grande, o que não deve acontecer — explica o especialista.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.