| 21/05/2011 20h25min
O Avaí bem que tentou, mas não conseguiu superar o Flamengo e foi goleado no Estádio Cláudio Moacir, em Macaé, no Rio de Janeiro, neste sábado, dia 21. Com a cabeça nas semifinais da Copa do Brasil, o Leão entrou em campo com um time misto na estreia do Campeonato Brasileiro. Cinco titulares não atuaram: Marquinhos, Marcinho Guerreiro e Julinho, poupados, e William e Diogo Orlando, lesionados. Como novidade, Silas promoveu a estreia do atacante Fábio Santos.
Ao contrário do time azurra, o Rubro-negro entrou em campo apenas com um desfalque: Galhardo substituiu Leo Moura, lesionado. E, em uma noite inspirada de Ronaldinho Gaúcho, o time do técnico Vanderlei Luxemburgo atropelou o Leão e venceu por 4 a 0.
Pressão rubro-negra
A bola mal rolou em campo e o Flamengo já partiu para o ataque. Felipe saiu jogando errado, perdeu a bola e deu contra-ataque para o Rubro-negro. Thiago Neves ficou cara a cara com o gol mas o chute saiu muito alto. Na sequência, o Avaí respondeu com Romano. Ele fez bela jogada pela lateral, mandou para a área e Egídio cortou quase embaixo da trave.
Sem conseguiu encaixar a marcação e errando muitos passes, o Leão demonstrava dificuldades nos primeiros minutos.
O Flamengo conseguia ter mais posse de bola e rodeava a área avaiana, principalmente com Ronaldinho Gaúcho. Foi ele que, aos nove minutos, deu o passe para Egídio. Ele girou dentro da área e bateu por cima do gol de Renan.
Aos 18, o Avaí chegou com perigo. Rafael Coelho chegou na linha de fundo e cruzou para a área. Estrada, na cara do gol, não conseguiu encostar na bola e ela passou pela área flamenguista.
Leão reage
Quando o Leão conseguiu equilibrar a partida veio o balde de água fria. Aos 25 minutos, Ronaldinho Gaúcho passou para Galhardo cruzar para dentro da área e Renan não alcançou. Bruno tentou afastar e Bottinelli aproveitou o rebote para mandar uma bomba e abrir o placar.
Com o 1 a 0, o Flamengo diminuiu um pouco a pressão e o Leão passou a tocar mais a bola. Aos 33, Estrada cobrou escanteio para a grande área. Fábio Santos tentou de cabeça e Felipe salvou o Flamengo. No minuto seguinte, a chance foi flamenguista. Depois do escanteio cobrado por Botticelli, Renato desviou na primeira trave e Ronaldinho Gaúcho, livre de marcação, perdeu o gol.
Aos 43 minutos o Avaí desperdiçou uma oportunidade incrível de ir com o placar igualado para o vestiário. Acleisson deixou Rafael Coelho na cara do gol . Com o goleiro caído, e sem marcação, o atacante deu um toquinho e a bola passou por cima da trave.
Ronaldinho desequilibra
No intervalo, o técnico Silas promoveu modificação na equipe. O objetivo era ganhar o meio de campo e levar mais pressão ao adversário. O treinador tirou Felipe para a entrada do meia Robinho. Com a substituição, Bruno foi deslocado da zaga para a direita.
Só que a alteração não deu resultado. Sem demonstrar força ofensiva e errando muitos passes, o Avaí voltou a sentir a mesma pressão do início do primeiro tempo. Aos 12 minutos, Renan salvou o Leão. Thiago Neves bateu direto, no ângulo superior, e o goleiro se esticou todo para mandar para escanteio.
Três minutos depois, Silas decidiu fazer outra modificação. Tirou o estreante Fábio Santos, que não fez uma boa apresentação, e colocou Maurício Alves. Só que no minuto seguinte Ronaldinho Gaúcho recebeu quase no meio do campo. Ele arrancou em velocidade, entrou na área com total liberdade e bateu direto, cruzado, para fazer o 2 a 0.
Aos 21, outra tentativa rubro-negra. Wanderley chegou pela direita e chutou cruzado. Renan defendeu mais uma vez.
Goleada decretada
Mesmo com as mudanças o Leão não demonstrava reação em campo. O time parecia cansado e a falta de entrosamento era notável. O Flamengo, ao contrário, ditava o ritmo da partida com uma grande apresentação Ronaldinho Gaúcho. E foi justamente ele quem novamente deu início a jogada do terceiro gol rubro-negro. Aos 24 minutos, em contra-ataque veloz, ele passou para Wanderley. O atacante deixou Thiago Neves na cara do gol e ele não perdoou: 3 a 0.
O resultado, que não era nada animador para o Avaí, ficou ainda pior aos 42. Ronaldinho Gaúcho passou para Diego Maurício, na entrada da pequena área. O atacante, que havia entrado há sete minutos, decretou a goleada: 4 a 0.
Agora, as atenções avaianas retornam para o jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. O confronto com o Vasco será na quarta-feira, dia 25, às 21h50min, na Ressacada. Para chegar à final, o Leão tem a vantagem do empate em 0 a 0. Resultado de 1 a 1 leva aos pênaltis. Quem vencer, fica com a vaga. Já o Flamengo só volta a campo pelo Brasileiro no domingo, dia 29, contra o Bahia, fora de casa.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO (4)
Felipe; Galhardo, Welinton, David e Egídio; Willians (Fernando), Renato, Bottinelli (Negueba) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Wanderley (Diego Maurício)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
AVAÍ (0)
Renan; Cássio, Bruno e Gustavo Bastos (Gustavo Santos); Felipe (Robinho), Acleisson, Fabiano, Estrada e Romano. Rafael Coelho e Fábio Santos (Maurício Alves)
Técnico: Silas
GOL: Bottinelli, aos 24 minutos do primeiro tempo. Na etapa final, Ronaldinho Gaúcho, aos 18 minutos, Thiago Neves, aos 24, e Diego Maurício, aos 42, para o Flamengo
Arbitragem: Andre Luis de Freitas Castro, auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence (GO)
Cartão amarelo: Willians (F) e Estrada (A)
Local: Estádio Cláudio Moacir, em Macaé, no RJ
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.