| 09/05/2011 21h59min
Desde que Falcão foi anunciado oficialmente como treinador do Inter, foram 27 dias até o Gre-Nal. Com pouco tempo para impor suas ideias ao grupo, o treinador vem alterando a forma de atuar com a equipe jogo após jogo. Não conseguiu encontrar um padrão e nem mesmo adotar a tão exigida “compactação”.
— Para compactar um time exige muito treinamento. Não é da noite para o dia — disse Falcão após a derrota de 3 a 2 para o Grêmio, domingo.
Falcão já utilizou os esquemas 4-4-2, 4-2-3-1 e 4-3-3. Não se afirmou em nenhum. Com uma semana inteira para treinos, tentará reajustar o time.
Com Falcão no comando, foram três vitórias (sem contar o resultado nos pênaltis), dois empates e duas derrotas. Sem tempo para treinos, o time despencou em maio, quando atuou na maior parte no 4-2-3-1.
Inter 1 x 0 Santa Cruz – 15/04
Um esquema inglês foi o que se viu no Beira-Rio. Falcão adotou a linha de quatro no meio-campo e na defesa. O time correspondeu com toque de bola, mostrou segurança defensiva, mas pecou nas finalizações. Só conseguiu vencer a barreira do Santa Cruz em uma oportunidade, mesmo atuando na maior parte com um jogador a mais.
TIME: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, D'Alessandro e Andrezinho (Ricardo Goulart); Rafael Sobis (Zé Roberto) e Leandro Damião.
GOL: Leandro Damião, aos 32 minutos do primeiro tempo
O Inter enfrentou sérias dificuldades no primeiro tempo. Claramente, os jogadores ainda demonstravam desentrosamento no esquema tático 4-4-2 em duas linhas. Erros bobos de passes eram comuns. Mas o principal problema foi a falta de objetividade. Na segunda etapa, o time mudou a postura e as bolas entraram. Sobis e Damião balançaram as redes e deram a classificação em primeiro lugar no Grupo 6.
TIME: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho e D’Alessandro; Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião (Zé Roberto)
GOLS: Leandro Damião e Rafael Sobis.
Com direito a lambreta de Leandro Damião, o Inter venceu o Juventude por 2 a 1, no Alfredo Jaconi. Mesmo com um jogador a menos (Bolatti foi expulso), o time mostrou superação e conseguiu manter as duas linhas no time. Criou muitas chances na segunda etapa e fez por merecer a vitória.
TIME: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Bolatti, Andrezinho e Oscar (Zé Roberto); Rafael Sobis (Tinga) e Leandro Damião
GOLS: Bolatti e Tinga (I); Fred (J)
Peñarol 1x1 Inter – 28/04
Depois de sair perdendo no primeiro tempo para o Peñarol, no Centenário, o Inter encontrou o empate com o Leandro Damião na etapa final, com um belo chute de fora da área. Falcão seguiu com as duas linhas. A pequena mudança foi ao colocar D’Alessandro na direita e Andrezinho pela esquerda, fechando o meio. Mesmo com um crescimento na segunda etapa, o time mostrou um velho problema: a falta de objetividade.
TIME: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guiñazu, Andrezinho (Tinga) e D'Alessandro; Rafael Sobis (Oscar) e Leandro Damião.
GOLS: Damião (I); Corujo (P)
Inter (4) 1x1 (2) Grêmio – 01/05
Falcão mudou o esquema pela primeira vez. Deixou de lado o 4-4-2 e recuou um dos atacantes, formando o 4-4-1-1, com D’Alessandro centralizado para executar o "encaixe" com o ataque. Na prática, entretanto, o esquema se tornava o 4-2-3-1, tão treinado por Celso Roth. Melhor em campo, o Inter abriu o placar com Damião. O Grêmio só equilibrou a partida quando Guiñazu foi expulso. O time se retrancou e Viçosa empatou. A vitória colorada foi nos pênaltis.
INTER: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Guiñazu, Tinga, Andrezinho (Juan), D’Alessandro e Oscar (Wilson Matias); Leandro Damião.
GOLS: Damião (I); Viçosa (G).
Parecia que seria uma vitória simples, avassaladora. Oscar logo abriu o placar para o Inter e o time desperdiçou outras boas chances antes do intervalo. No segundo tempo, o time de Falcão “apagou” por cinco minutos e sofreu dois gols em sequência. O time voltou a abdicar de um atacante, no esquema 4-2-3-1. Quando sofreu a virada, a equipe se desestabilizou e se perdeu em campo. Falcão tentou ajustar o grupo no 4-3-3 com o ingresso contestado de Ricardo Goulart, mas não adiantou.
TIME: Renan; Nei (Rafael Sobis), Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Guinãzu, Andrezinho (Ricardo Goulart) e D''Alessandro; Leandro Damião e Oscar (Tinga).
GOLS: Oscar (I). Oliveira e Martinuccio (P).
Inter 2x3 Grêmio – 08/05
Talvez por reflexo da decepção diante do Peñarol, o Inter não se achou contra o Grêmio, principalmente na segunda etapa. Apático, o time cedeu a pressão adversária, apresentou sérios problemas defensivos e ainda voltou a sofrer gol relâmpago. Falcão voltou a escalar o time no 4-2-3-1. Não conseguiu se impor, embora tenha iniciado na frente. O treinador também tentou montar um 4-4-2 em losango, mas o rendimento da equipe esteve sempre abaixo do esperado.
TIME: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Tinga, Andrezinho e D’Alessandro (Oscar); Rafael Sobis (Cavenaghi) e Leandro Damião.
GOLS: Andrezinho Damião (I); Leandro e Viçosa (G), duas vezes.
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.