| 03/05/2011 17h44min
O Barcelona fez valer a vantagem de dois gols adquirida no jogo de ida e classificou-se para a final da Liga dos Campeões ao empatar com o arquirrival Real Madrid em 1 a 1 nesta terça-feira, no Camp Nou. O gol do time blaugrana foi anotado por Pedro, já na etapa final, antes que o brasileiro Marcelo empatasse e diminuísse o prejuízo. O jogo foi marcado ainda por um lance polêmico, em que um gol do time merengue foi anulado quando a partida estava 0 a 0.
Com a eliminação do time da capital espanhola, o Barça agora aguarda a decisão entre Manchester United e Schalke 04 — que jogam nesta quarta, na Inglaterra — para conhecer o adversário da final. A Liga será decidida em jogo único no dia 28 de maio, no estádio Wembley, em Londres.
>>> Barcelona e Real empatam primeiro dos quatro clássicos
>>> Real Madrid vence o Barcelo e conquista a Copa do Rei da Espanha
>>> Com dois de Messi, Barcelona vence Real Madrid pela Liga dos Campeões
O jogo
José Mourinho — que estava suspenso e assistiu ao jogo de um hotel em Barcelona —surpreendeu ao escalar Kaká e Higuaín como titulares do Real Madrid. Com um time mais ofensivo, os merengues começaram a partida pressionando a saída de bola do Barça, algo que não durou muito tempo. Já aos 15 minutos, os donos da casa tocavam com tranquilidade e dominavam o confronto.
A primeira boa chance foi justamente do Barça: Busquets subiu livre no meio da zaga do Real aos 22 minutos e cabeceou nas mãos de Casillas. Aos 31 minutos foi vez de Messi testar o goleiro da seleção espanhola em chute de fora da área. O time madrilenho foi se perdendo cada vez mais no jogo e coube ao namorado de Sara Carbonero seguir salvando os comandando de Jose Mourinho.
São Iker Casillas
A partir dos 33 minutos, uma sequência de participações decisivas de Casillas: primeiro ele contou com a sorte para que o chute cruzado de Messi fosse direto para fora; em seguida, bela defesa em chute à queima-roupa de Villa; por fim, mais uma defesa em um tirambaço de Messi, desta vez com a perna direita. Facilmente o nome do jogo pelo lado do Real Madrid na partida, evitando que o prejuízo fosse ainda maior na virada do intervalo.
Segundo tempo
A etapa final mal havia sido iniciada quando aconteceu o lance que gerará muita discussão na Espanha e no resto do mundo. Cristiano Ronaldo disparou pelo meio, recebeu um tranco de Piqué e caiu, derrubando Mascherano na queda; a bola sobrou limpa para Higuaín, que tirou de Valdés e marcou. O árbitro Frank de Bleeckere parou o lance e anulou o gol, gerando muita revolta no time de branco.
Pedro marca
Pouco depois, aos nove minutos, o "castigo": Iniesta fez passe primoroso para Pedro, que recebeu livre dentro da área e deu um tapa de canhota na bola para finalmente superar Casillas. Muita festa dos cerca de 90 mil torcedores presentes no Camp Nou. Desesperado e precisando de três gols, o Real teve os apagados Kaká e Higuaín substituídos por Özil e Adebayor.
Brasileiro dá uma ponta de esperança
As mudanças surtiram efeito, já que o Real parou de rifar a bola na defesa para o ataque. Aos 19 minutos, em jogada individual de Di María, veio o empate: o argentino avançou pela esquerda, tirou Mascherano do lance com uma 'caneta' e soltou a bomba na trave; no rebote, o próprio Di María rolou para Marcelo estufar a rede.
Apesar da igualdade no placar e da possibilidade de colocar fogo no jogo, o Real parou por aí. Messi se encarregou de prender a bola no campo de ataque do Barça, levando à loucura os defensores do Real — os cinco cartões amarelos que o time recebeu foram por faltas em cima do argentino. Fim de jogo com muita festa na Catalunha, e o Barça levou a melhor na série de quatro confrontos seguidos contra o rival da capital.
Ficha técnica
Barcelona (1)
Valdés; Daniel Alves, Piqué, Mascherano e Puyol; Xavi, Busquets e Iniesta; Pedro, David Villa (Keita) e Lionel Messi
Técnico: Josep Guardiola
Real Madrid (1)
Casillas; Arbeloa, Ricardo Carvalho, Albiol e Marcelo; Lass Diarra; Xabi Alonso, Cristiano Ronaldo, Kaká (Özil) e Di María; Higuaín (Adebayor)
Técnico: José Mourinho
Gols: Pedro (BAR), aos 9 minutos do segundo tempo; Marcelo (REAL), aos 19 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Pedro (BAR); Ricardo Carvalho, Lass Diarra, Xabi Alonso, Marcelo e Adebayor (REAL)
Árbitro: Frank de Bleeckere (BEL), auxiliado por: Walter Vromans e Mark Simons (BEL)
Local: Estádio Camp Nou, em Barcelona (Espanha)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.