| 22/04/2011 08h35min
Ainda surpresos com a eliminação do Colo-Colo, de virada e em casa para o Cerro Porteño, os chilenos se agarram ao Universidad Católica para sonhar com a Libertadores. O atual campeão nacional é o único remanescente do país no torneio. Colo-Colo e Unión Española já se despediram. Apesar da esperança, os torcedores de la Católica lamentam que a equipe tenha que enfrentar o Grêmio, considerado por eles como um dos fortes candidatos ao título.
— Ficamos com a primeira colocação do Grupo 4, por isso, deveríamos pegar um adversário mais palatável. Um lástima que o Grêmio não tenha feito boa campanha na primeira etapa da Copa — comentou o engenheiro Ricardo Morantes, 39 anos, torcedor da equipe.
Da Católica eliminada pelo Inter na Copa Sul-Americana de 2008, pouco restou. Mas, a partir daquela eliminação (ainda na fase inicial do torneio), o clube começou a remontar o time apostando em jogadores da base. Boa parte da equipe atual começou a jogar junto naquele segundo semestre de 2008. Hoje, é um time afirmado, que vem obtendo bons resultados, especialmente como mandante.
— O clube conseguiu formar um time acostumado a vencer partidas difíceis. Não me surpreenderei se passarmos pelo Grêmio — pondera Matías Ursini, 45, outro "incha" de la Católica.
Mesmo que o Grêmio seja visto como um rival de maior tradição para os mata-mata da Libertadores, e que seja respeitado, principalmente pela força que tem no Olímpico, a vitória de virada da Católica sobre o Vélez por 4 a 3 em Buenos Aires e quando estava com um jogador a menos, na fase de grupos do torneio, é apontada como um marco da campanha do clube em 2011. Lucas Pratto e Pizarro são dois dos ídolos locais e a torcida acredita que eles poderão fazer a diferença contra o Grêmio.
— Se ganhamos do Vélez, na Argentina, temos time para superar qualquer um — afirma o comerciante Mario Aguilar, 54, também fanático da Católica.
O Universidad Católica é daqueles times que gostam de jogar para o ataque, pelo chão, sem retranca ou bola aérea. O estilo tem tudo a ver com o perfil do técnico, o argentino Juan Antonio Pizzi, ex-atacante do Barcelona. Não foi à toa que o Católica venceu o Grupo 4, com 11 pontos e 11 gols, e lidera o Apertura chileno, com 29 pontos, faltando cinco rodadas. Conquistou, também, o Clausura 2010.
Neste sábado, a equipe enfrentará o Cobresal, fora de casa, pelo Apertura chileno. Depois disso, tudo é Grêmio e Libertadores.
CLICESPORTES
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.