clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 18/04/2011 12h28min

Cruzeiro quer jogar no Passo D'Areia, mas aceita se reunir com o Grêmio

Presidente do Estrelado diz que dúvida do local do jogo acabou após discurso de Renato

Gustavo Heldt  |  gustavo.heldt@rbsonline.com.br

Mandante da partida contra o Grêmio na semifinal da Taça Farroupilha, o Cruzeiro já tomou uma decisão: quer jogar no gramado sintético do Passo D'Areia. O presidente do clube, Dirceu de Castro, aceitou se reunir nesta segunda à tarde com a direção tricolor, que pede a mudança do local. De acordo com o dirigente, no entanto, a chance de uma mudança de postura é mínima.

— Não podemos aceitar a pressão da Dupla Gre-Nal. Seria uma situação constrangedora para o Cruzeiro, e nós somos um clube independente. Vamos nos reunir com o Grêmio, sim, mas não vejo como trocar. Já estamos abrindo mão de jogar em casa, no Estrelão. Jogando lá dentro, ninguém nos venceria.

Foto: Divulgação, Grêmio

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, considera como certa a realização do jogo no Passo D'Areia. Ele recebeu uma ligação de Castro às 23h de domingo. Na conversa, o mandatário do Cruzeiro reiterou sua pretensão de disputar a semifinal na grama sintética do São José. Falta ainda, porém, a oficialização. Nesta tarde, a direção estrelada enviará um documento com sua decisão para a FGF. A disputa ocorrerá às 16h de domingo.

A FGF tem um acordo com o Cruzeiro. Antes do início da competição, o clube aceitou que os jogos contra a Dupla Gre-Nal seriam disputados em outros estádios, pois o Estrelão não apresenta condições de estrutura e capacidade para sediar partidas com alto grau de atração de público e imprensa.

O discurso inflamado do técnico Renato, após a vitória nos pênaltis contra o Ypiranga, em Erechim, contribuiu para a decisão de Castro. Segundo o presidente do Cruzeiro, a comissão técnica ainda não havia tomado uma posição sobre a preferência de estádio, embora a direção já manifestasse interesse em jogar no Passo D'Areia.

— Não pode um treinador chegar e falar aquilo. Se tinha alguma dúvida, ela acabou depois do que ele falou. Estou recebendo muitas ligações para não abrir exceção. Não queremos prejudicar o Grêmio, mas queremos facilitar para o Cruzeiro. Tem a questão logística e financeira. O Passo D'Areia é bem localizado, facilita para o público.

O Grêmio teme o gramado sintético do estádio Passo D'Areia. Enquanto o técnico Renato e o goleiro Victor acreditam que o piso artificial facilita lesões, a direção tricolor culpa o tempo prolongado de recuperação pós-jogo para buscar a alteração do local.

— A gente respeita a decisão do Cruzeiro, mas queremos ver o que é melhor para as duas equipes — disse o assessor de futebol do Grêmio, José Simões. — Nós podemos ter jogo da Libertadores na semana seguinte, e a recuperação em gramado sintético demora mais tempo, dois ou três dias. Vamos sugerir o estádio da Ulbra ou o Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. Acho que o Cruzeiro tem que pensar mais na frente. Se passar pelo Grêmio, tem compromisso na final. A grama normal é o habitat natural dos jogadores, e é nela que nós queremos jogar.

Com o intuito de se adequar às diferenças entre a grama artificial e sintética, o Cruzeiro já recebeu autorização do São José para treinar durante esta semana em seu estádio. A direção estrelada acredita que o Grêmio pode utilizar-se do mesmo artifício para acostumar seus jogadores ao campo. Assim, os dois times se revezariam nos treinamentos no local.

— Temos que pensar no Cruzeiro sem prejudicar ninguém — afirmou Castro. — Não faz diferença para a gente se ganha Inter ou Grêmio. Mas nós temos chances, nós podemos ganhar do Grêmio. Somos coadjuvantes no campeonato, mas vamos complicar ao máximo.

>>> Renato se nega a jogar no Passo D'Areia

CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.