| 10/04/2011 19h16min
O técnico Renato encerrou sua entrevista coletiva em Santa Cruz do Sul após o empate do Grêmio com o time da casa em 1 a 1, neste domingo, respondendo a perguntas sobre a contratação de Falcão pelo Inter. Assim como no Olímpico, volta ao Beira-Rio um ídolo do clube, agora para comandar a equipe. Entre um assunto e outro, veio a questão: "Quem é melhor, Renato ou Falcão?" O treinador gremista sorriu e brincou:
— Com todo respeito ao Falcão, eu sou campeão do mundo — disse ele, se despedindo em seguida.
>>> Enquete: Quem foi mais importante para cada clube, Renato ou Falcão?
Apesar do tom bem-humorado, Renato também comentou a contratação de Falcão pelo lado profissional. Treinado pelo agora rival na Seleção Brasileira no início dos anos 1990, o treinador elogiou o ex-comandante, com quem ainda mantém amizade.— O que eu posso falar é que o Falcão é um grande amigo, um grande jogador. Tive o prazer de jogar com ele na Seleção. Ele é um ídolo da torcida — lembrou ele, para em seguida alertar: — Ser ídolo é uma coisa, dar conta do recado é outra. Desejo toda sorte do mundo para ele.
Sobre a condição de ídolo, Renato pode falar com propriedade. Contratado pelo Grêmio em agosto de 2010 quando a equipe estava na zona de rebaixamento do Brasileirão, passou muito pelas suas mãos a retomada e a classificação, no final do ano, para a Libertadores.
Mesmo que algumas divergências entre Renato e a torcida acabem acontecendo, como a escalação de Carlos Alberto e de Gilson, que muitos gremistas criticam, o técnico tem um grande respaldo, um grande crédito por tudo o que ele representa para o clube.
— O ídolo coloca em jogo o que eu havia feito pelo clube, o carinho da torcida. O torcedor tem mais paciência com o ídolo, mas ele quer as vitórias, e no momento em que elas não aparecem, entra todo mundo. Tem que saber o risco que a gente corre — avaliou.
— No momento que eu vim (para o Grêmio) eu sabia que sairíamos dessa situação, pelo grupo que tínhamos. O Falcão é uma pessoa experiente e sabe o que pensar sobre isso. Competência ele tem — completou Renato.
Outro alerta feito por Renato é sobre o tempo grande que Falcão está afastado da profissão de treinador.
— O grande treinador prova com o trabalho. Ele está afastado alguns anos, mas é um sujeito malandro. É comentarista, mas lá na sala comentando é uma coisa, ter que fazer acontecer é uma diferença muito grande. Espero que ele esteja preparado, porque a cobrança vai ser muito grande — encerrou.
CLICESPORTES E RÁDIO GAÚCHAGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.