| 08/04/2011 13h20min
Apesar de vencer a Libertadores em 2010, Celso Roth não conseguiu manter o nível das atuações no restante do seu período no Inter. Poupou o grupo no Brasileirão para priorizar o Mundial, mas acabou perdendo nas semifinais para o Mazembe por 2 a 0. Em 2011, começou bem a competição sul-americana, mas a derrota para o limitado Jaguares acabou sendo o último passo da trajetória do técnico no clube — ele deve ser substituído por Paulo Roberto Falcão.
Desde sua estreia, em 14 de julho, Roth comandou o time em 51 jogos oficiais, obtendo 25 vitórias, 12 derrotas e 14 empates.
>>> FOTOS: a quarta passagem de Roth no Inter
>>> MURAL: Você aprova o nome de Falcão?
>>> Falcão deve assumir comando técnico
>>> Blog Dupla Explosiva: estratégia é aproveitar a imagem do ídolo
Confira momentos marcantes de sua trajetória no clube:
> Roth chega para salvar Libertadores
12/06/2010 - Depois de sonhar com Felipão, o Inter anunciou Celso Roth. O técnico assumiu a equipe faltando quatro jogos na Libertadores e chegou com a missão de reestruturar o grupo para etapa final da competição, além de melhorar a posição da equipe no Brasileirão – era o 15º com sete pontos.
> O primeiro jogo
14/07/2010 – Jogando fora de casa, o Inter venceu o Guarani por 3 a 0 na estreia oficial de Celso Roth pela 8ª rodada do Brasileiro. Após um primeiro tempo de poucas conclusões, o time marcou todos os gols (anotados por Sandro, Alecsandro e Taison), na segunda etapa. O esquema foi alterado para o 4-2-3-1, que seria o mais utilizado em seu período no Beira-Rio.
Estreia na Libertadores
29/07/2010 – Após vencer quatro partidas consecutivas pelo Brasileiro – Guarani, Ceará, Atlético-MG e Flamengo -, Roth estreava na Libertadores diante do São Paulo. O treinador conquistou sua quinta vitória ao derrotar o Tricolor paulista por 1 a 0, gol de Giuliano.
Torcida ovaciona
05/08/2010 – Apesar de perder por 2 a 1 para o São Paulo no Morumbi, o Inter conquistou a classificação para a final da Libertadores e garantiu a vaga no Mundial. Alex Silva abriu o placar em falha de Renan – que começaria a ser contestado pela torcida -, Alecsandro empatou e Ricardo Oliveira marcou o segundo. Ao final da partida, Celso Roth foi ovacionado pelos colorados que estavam no Morumbi com os gritos de "fica, Celso Roth".
O título da Libertadores
18/08/2010 – Celso Roth, escreveu, finalmente, seu nome entre os grandes treinadores vencedores ao derrotar o Chivas por 3 a 2, e conquistar a Libertadores. Rafael Sobis, Leandro Damião e Giuliano fizeram os gols que garantiram o segundo título do continente no Beira-Rio.
— É simplesmente espetacular ganhar um título, ir para o palco e olhar o estádio lotado gritando o teu nome, onde há bem pouco tempo atrás se gritava contra — disse Roth.
Vaias quatro dias após o título
22/08/2010 - Quatro dias depois de conquistar o bicampeonato da Copa Libertadores, o Inter voltou a jogar pelo Brasileirão 2010. E, nesta tarde de domingo - com time reserva - apenas empatou em casa com o Atlético-GO pelo placar de 1 a 1.
Insatisfeitos com a atuação da equipe, alguns torcedores vaiaram a equipe. Roth pediu compreensão, prevendo que o Inter demoraria para retomar o bom desempenho da Libertadores.
Preparação questionada
09/11/2010 - Durante o restante do Brasileirão, o Inter oscilou no torneio. O foco era a preparação do Mundial e o time começou a utilizar muitos reservas no certame. Mas a equipe passou por um momento turbulento às vésperas do campeonato em Abu Dhabi.
Derrota para o Mazembe
14/12/2010 - O dia seguinte marcou aquele que foi o pior momento do treinador no clube. Grande favorito, o Inter acabou derrotado por 2 a 0 para o Mazembe, quando foi eliminado precocemente da competição. Decepcionado com o resultado, o comandante lamentou o fato do Inter ter dominado completamente a partida durante os 90 minutos, criado oportunidades, mas sem conseguir transformar essa situação em gols.
Direção demonstra a intenção de permanecer com Roth
14/12/2010 - Após a eliminação, o trabalho do treinador, que terminaria em 31 de dezembro de 2010, começou a ser questionado. A direção, entretanto, demonstrava a intenção de mantê-lo no cargo. Fernando Carvalho, na época, vice de futebol, afirmou que gostaria da permanência de Roth.
Renovação
21/12/2010 – Apesar da decepção com o terceiro lugar no Mundial de Clubes, a direção colorada renovou o contrato com Celso Roth até o final de 2011.
Vitória no primeiro jogo do grupo principal em 2011
03/02/2011 – No primeiro jogo da temporada com o grupo principal, dia 3 de fevereiro, a tendência de mudanças confirmada. Lauro virou o goleiro titular e Leandro Damião o centroavante. A equipe venceu por 3 a 1 o Juventude.
Roth declara que Inter B jogará o Gauchão
18/02/2011 – O técnico colorado voltou a falar do planejamento. Celso declarou que o Inter B seguiria atuando no Gauchão.
– Às vezes, nos tornamos repetitivos e chatos. Temos um planejamento para o Gauchão. O time A será utilizado em algumas partidas. É a equipe B quem joga o torneio.
Mudança nos planos
20/02/2011 – Com a eliminação no dia seguinte do Inter B nos pênaltis para o Cruzeiro por 5 a 4, após empate em 1 a 1 no tempo normal, o vice de futebol, Roberto Siegmann, terminou com o projeto paralelo e afirmou que a equipe principal atuaria mesmo no Estadual.
Roth afirma que tem respaldo da torcida
22/02/2011 - Na véspera do jogo com o Jaguares, Roth comentou sobre a nova diretriz da diretoria. Segundo ele, “quando o time B foi campeão brasileiro, ninguém reclamou”. Muito criticado pelos torcedores, afirmou, porém acreditar que os colorados confiam no seu trabalho.
Vitória e tranquilidade
23/02/2011 – O Inter reencontrou a tranquilidade ao golear o Jaguares por 4 a 0 no Beira-Rio. A pressão dos últimos dias foi encerrada com os gols de Bolatti (2), Leandro Damião e Oscar e a liderança do Grupo 6 da Libertadores.
Gauchão complica Roth
06/04/2011 - Apesar do bom momento na Libertadores, quatro empates na Taça Farroupilha macularam ainda mais a relação de Roth com a torcida. Faltava apenas uma derrota no torneio continental para o técnico ter sua vida no Beira-Rio ameaçada. E aconteceu na última quarta: apático, o time perdeu para o Jaguares por 1 a 0 no México.
Mudanças na viagem
08/04/2011 - Mesmo antes de a delegação desembarcar em Porto Alegre, o rumor virou realidade: Celso Roth teria sido comunicado durante a viagenm de sua demissão. Paulo Roberto Falcão deve assumir o comando do time.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.