| 02/04/2011 20h47min
A partir deste domingo, a 1.161 dias do torneio, Zero Hora acompanha o andamento de cada um desses projetos. Ao estilo do “Pacômetro” lançado em 2009 para fiscalizar o Programa de Aceleração de Crescimento, o Copômetro vai informar, sempre na primeira semana do mês, até a Copa de 2014, qual o estágio das obras.
Nas ruas de Porto Alegre, ainda se vê pouco das obras definidas pelo governo federal em janeiro de 2010 como fundamentais para a organização da Copa de 2014. Apenas um trecho da duplicação da Avenida Beira-Rio está em andamento, e a Infraero lançou só na semana passada o edital de licitação para a ampliação do terminal do aeroporto Salgado Filho.
Das 18 obras que Zero Hora acompanhará até a Copa de 2014, a reforma do Beira-Rio é a mais adiantada. Parte da nova arquibancada começou a ser instalada na semana passada – a reforma está em 12%, estima o clube.
Os investimentos em mobilidade urbana estão atrasados em relação ao cronograma inicial. A aprovação do governo federal para os projetos financiados pela Caixa veio apenas em julho de 2010, e os projetos básicos, que estão sendo feitos pelo Centro das Indústrias do Rio Grande do Sul (Ciergs), ainda não foram entregues.
Para o secretário municipal de Gestão, Newton Baggio, não há risco de as obras não serem concluídas a tempo.
— Vamos avaliar os transtornos causados à cidade e não fazer todas ao mesmo tempo — avisa Baggio.
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