| 17/03/2011 20h06min
O primeiro gol de Carlos Alberto com a camisa do Grêmio foi seguido de uma provocação ao Inter. Após empatar a partida contra o León de Huánuco no Peru, pela Libertadores, o meia comemorou imitando o goleiro Kidiaba do Mazembe — algoz do rival no Mundial de Clubes, em dezembro passado. O lateral Gabriel se juntou ao meia e também repetiu os movimentos do arqueiro congolês.
A comemoração foi uma resposta ao atacante colorado Leandro Damião. Quando o camisa 9 colorado marcou o seu terceiro gol contra o Caxias, pelo Gauchão, no último domingo, comemorou levantando o braço seis vezes como se fosse um juiz determinando o tempo de acréscimo de uma partida. Foi uma ironia com o Grêmio, que empatou com Caxias ao marcar um gol aos 50 minutos do segundo tempo na decisão da Taça Piratini. No final, o Grêmio ganhou nos pênalis.
— A comemoração foi uma brincadeira normal. Assim como ele (Damião) brincou no domingo, eu brinquei hoje. E acho que isso é válido sem incitar a violência. Não vejo mal nenhum — explicou o meia gremista ao final da partida.
Repercussão entre dirigentes
No dia do jogo do Inter, a provocação de Damião desencadeou uma onde de protestos dos jogadores gremistas pelo Twitter. Carlos Alberto foi um dos primeiros a se manifestar e pediu respeito ao atleta colorado, além de sugerir que ele se aconselhasse com os jogadores mais experientes do grupo, como Kleber, Zé Roberto e índio.
Os dirigentes do Inter minimizaram a polêmica. O vice-presidente de futebol, Roberto Siegmann, afirmou que não viu desrespeito por parte de Damião e lembrou que já havia visto jogador do Grêmio levantando caixão vermelho em comemoração, e que é preciso se acostumar com a "flauta".
E foi justamente com uma flauta que Siegmann se manifestou nesta quinta-feira sobre a resposta de Carlos Alberto. Também através do Twitter, o dirigente colorado usou o nome do goleiro africano para responder ao jogador gremista:
— Ki naba — postou Siegmann no microblog.
O vice de futebol do Grêmio, Antônio Vicente Martins, foi um dos que repreenderam Leando Damião pela atitude. E agora afirmou que conversou com Carlos Alberto sobre a manifestação em resposta ao jogador colorado:
— Eu já falei com o Carlos Alberto a respeito disso. Eu fiz uma crítica sobre a comemoração do Damião e a polêmica toda, mas fiz uma ressalva que precisamos relaxar um pouco nessas coisas. Não podemos levar a ponta de faca tudo — explicou.
Desta vez, Damião foge da polêmica
Enquanto o Grêmio empatava com o León de Huánuco, a delegação do Inter retornava da Bolívia, onde o time goleou o Jorge Wilstermann por 4 a 1, também pela Copa Libertadores. No desembarque em Porto Alegre, Damião preferiu não comentar a resposta de Carlos Alberto:
— Já estou sabendo. Não vou comentar mais isso. Estou em um bom momento, quero pensar só nisso. O que passou, passou — disse.
Questionado sobre a rivalidade Gre-Nal nas comemorações, Renato preferiu não entrar na polêmica. E garantiu que não viu a dancinha de Carlos Alberto, pois estava comemorando o empate com o restante do banco de reservas.
— Eu nem vi a comemoração. Eu me virei para o banco de reservas, e quando me virei o Carlos Alberto já estava me abraçando. Essa pergunta deve ser feita para ele — respondeu o técnico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.