| 03/03/2011 09h22min
O atacante Jonas deixou o Grêmio, mas segue colhendo frutos pelos gols que anotou vestindo a camisa tricolor. Antes da derrota por 1 a 0 para Barcelona, os torcedores do Valencia ficaram em pé para aplaudir o jogador, que recebia o troféu Bota de Oro (Chuteira de Ouro) das Américas, oferecido pela revista espanhola Don Balón ao maior goleador entre 12 campeonatos nacionais do continente. Entre eles o Brasileirão, do qual foi artilheiro com 23 gols.
O editor da tradicional publicação criada em 1975, Rogelio Rengel, foi o responsável pela entrega. Contente, o atacante disse ter sido um "reconhecimento importante" e repartiu o mérito com os ex-companheiros de Grêmio.
— Gostaria de dividir essa conquista individual com meus ex-companheiros, jogadores e comissão técnica, que foram fundamentais para que isso pudesse acontecer. Ninguém faz nada sozinho no futebol. Ainda mais no ataque, uma posição em que você precisa que a bola chegue em boas condições para a conclusão — declarou.
Em sua quarta edição, a premiação conta com um regulamento que prevê pontuação diferente para as competições. No Brasil, na Argentina e no México, onde os organizadores acreditam estar o maior nível técnico, cada gol vale dois pontos. Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai têm a avaliação diminuída para 1,5. Por fim, marcar na Bolívia e na Venezuela representa um ponto.
Jonas é o primeiro brasileiro a conquistar o prêmio. Em 2007, Palermo, pelo Boca Juniors-ARG, e Maldonado, pelo Atlante-MEX, dividiram o primeiro lugar. Lucas Barrios, então no Colo-Colo-CHI, faturou em 2008 e Héctor Mancilla, do Toluca-MEX, em 2009.
— A temporada de um atacante é determina pelos gols que marca. Neste caso, Jonas ofereceu um rendimento magnífico. Não é fácil conseguir fazer gols em uma competição importante como é o Campeonato Brasileiro, com muitas equipes de ponta, que sempre estão chegando às fases decisivas da Libertadores — destaca o diretor de marketing da publicação e um dos responsáveis pelo troféu, Javier Brusés.
Artilheiro do Grêmio em quase todas as competições de 2010 — só não foi na Sul-Americana —, Jonas anotou 44 gols na temporada. Além dos 23 no Brasileirão, marcou 11 no Gauchão, oito na Copa do Brasil e dois em amistosos.
— Nunca vou esquecer de 2010, um ano fantástico para mim e para minha família. Vivemos momentos maravilhosos. Estou trabalhando muito para seguir tendo motivos para comemorar.
Prêmios individuais de Jonas em 2010
Melhor atacante - Seleção do Gauchão
Melhor atacante - Prêmio Craque do Brasileirão
Troféu Rei do Gol - Prêmio Craque do Brasileirão
Melhor atacante do Brasileirão - Prêmio Bola de Prata da Placar
Artilheiro - Prêmio Bola de Prata da Placar
Melhor atacante do Brasileirão - Prêmio Mesa Redonda / TV Gazeta
Troféu Bota de Oro América - Revista Don Balón (Espanha)
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.