| 28/02/2011 14h32min
Desde sua chegada ao Olímpico, quando o Tricolor afundava nas últimas posições do Brasileirão, uma das primeiras intervenções de Renato foi a instituição do losango no meio-campo. Para aproveitar Lúcio, que não vinha rendendo tão bem na lateral, o técnico o transformou em meia, formando parceria com Fábio Santos. Com o esquema, o Grêmio chegou à melhor campanha do segundo turno do Campeonato Brasileiro do ano passado. Agora, com o meia no departamento médico, o rendimento da equipe caiu, já que Carlos Alberto e Adilson não corresponderam na parceria com Gilson, titular após a liberação do antigo lateral-esquerdo para o Corinthians.
>>> Lúcio não tem previsão de volta
Foto: Adriana Franciosi
Confira os números de Lúcio como meia:
A mudança de endereço de Lúcio dentro do campo teve resultado positivo estatisticamente. Ao todo, são 20 jogos na função de meia avançado pela esquerda, com 14 vitórias, quatro empates e somente duas derrotas. Foram 46 pontos em 60 disputados, o que totaliza um aproveitamento de 77% na equipe tricolor, conforme os dados da assessoria do atleta.
Lateral-esquerdo de origem, Lúcio fez 19 apresentações no último Campeonato Brasileiro. Em seis oportunidades, iniciou como lateral ou entrou no decorrer da partida. A sequência de 13 jogos consecutivos na atual posição começou na vitória por 4 a 2 sobre o São Paulo, na 26ª rodada, e teve seu último capítulo na temporada nos 3 a 0 sobre o Botafogo, no Estádio Olímpico, placar que garantiu ao Grêmio o quarto lugar da competição nacional. O retrospecto como titular do meio-campo apontou nove vitórias, três empates e uma derrota, além de duas assistências e nove participações em gol.
A dupla do setor esquerdo gremista, que ganhou destaque no Brasil inteiro por sua movimentação rápida, se desintegrou com a saída do criticado Fábio Santos. Para o seu lugar, Renato promoveu a ascensão de Gilson do banco e manteve a articulação por aquele lado do campo.
Sem Lúcio, que sente dores no joelho direito, aquele operado na Alemanha, o rendimento do time em campo causa apreensão. O treinador já utilizou Adilson e Carlos Alberto na função do meia, e nenhum rendeu tanto quanto o companheiro que se recupera no departamento médico.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.