clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 17/02/2011 09h31min

Luiz Carlos Goiano: "Raça e determinação são muito importantes, e o Grêmio é copeiro”

Ex-jogador do Tricolor coloca o time entre os favoritos na Libertadores

Rodrigo Berbigier  |  rodrigo.berbigier@rbsonline.com.br

Luiz Carlos Goiano, ao lado de Dinho, formou uma das duplas de volantes mais afinadas da história do Grêmio. Em 1995, os dois eram os titulares na conquista do bicampeonato da América.

Foi o ano da estreia de Goiano na Libertadores. Apesar de ter sido campeão mundial com o São Paulo em 1993, não participou da competição continental com o time do técnico Telê Santana.

Agora trabalhando como técnico e olheiro, o ex-jogador vê o Tricolor gaúcho com boas condições de brigar pelo tri:

— Eu tenho acompanhado e acho que o Grêmio tem qualidade, com bons jogadores. O técnico Renato também tem duas opções para cada posição, e isso é importante — diz.

Foto: Paulo Franken


Para Goiano, o time do Estádio Olímpico também leva vantagem pela tradição de "copeiro". E na maior competição sul-americana, qualquer benefício a mais é sempre importante:

— A raça e a determinação são muito importantes na Libertadores, e o Grêmio é copeiro. Olha o exemplo do Corinthians. Monta times bons, mas não consegue vencer a Libertadores.

Mais brasileiros, mais dificuldade

Quando Goiano levantou a taça pelo Grêmio, apenas duas equipes de cada país se classificavam para a Libertadores — o campeão do ano anterior entrava na segunda fase, e assim um país poderia ter três representantes.

Foto: José Doval


Neste ano, seis times brasileiros conquistaram vaga — o Corinthians foi eliminado na pré-Libertadores. Para Goiano, o número maior de equipes do Brasil deixou a competição mais difícil:

— Eu vejo que hoje a Libertadores está mais difícil dentro do Brasil. Antigamente os times tradicionais do exterior eram muito complicados, mas hoje o futebol brasileiro evoluiu muito — explica.

Além do título da Libertadores, Goiano também conquistou um Brasileirão, uma Recopa, uma Copa do Brasil e dois Campeonatos Gaúchos com a camisa tricolor. O ex-volante foi capitão.

Carreira de treinador

Depois que abandou os gramados, Goiano decidiu seguir vivendo do futebol como treinador. Em 2009, ele assumiu o comando do Grêmio Prudente durante a disputa do Brasileirão 2009. Em 2010, teve uma passagem rápida pelo Mirassol.

Atualmente, Goiano mora em Novo Horizonte e trabalha como olheiro para a Red Bull, que mantém um time na Série A2 do Campeonato Paulista. O técnico da equipe é Luciano Dias, ex-zagueiro do Grêmio que também participou da campanha do título da Libertadores de 1995.

— Estou trabalhando no Red Bull, mas quero acertar com alguma equipe e retomar a carreira de técnico.



Quer saber tudo sobre o seu time? Então envie agora GREMIO para 46956 e assine. Você receberá notícias diárias e acompanhará os jogos em tempo real enquanto a bola estiver rolando, tudo isso diretamente pelo celular. O custo é de R$ 0,31 + imp/msg.

CLICESPORTES
 

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.