| 16/02/2011 14h26min
Renato quer devolver a América ao Grêmio. Para isso, o treinador pretende utilizar sua experiência como jogador gremista na conquista de 1983 e como técnico do Fluminense no vice-campeonato de 2008.
— É um ganho muito grande para mim, porque eu ajudei a conquistar em 1983 a primeira Libertadores pelo clube, disputei outras, tive o prazer de trabalhar no Fluminense chegando a uma final, como treinador, e todo mundo sabe como foi a final, mas a experiência foi muito grande. Eu tive o prazer de jogar e treinar na Libertadores, isso é importante para passar para os jogadores — disse o técnico na entrevista coletiva de terça, no Estádio Olímpico.
Em 28 de julho de 1983, no entanto, Renato não tinha experiência. Apesar disso, o jogador de 20 anos foi o responsável direto pelo gol que sacramentou a primeira Libertadores do Grêmio. Um dia depois da vitória contra o Peñarol, por 2 a 1, Zero Hora publicou:
Os uruguaios continuavam melhor em campo, mas o Grêmio contava com um talento que até aquele momento ainda não havia mostrado seu verdadeiro futebol — o ponteiro-direito Renato. Até que aos 32 minutos, ele conseguiu o cruzamento quase impossível, num pequeno espaço do campo, para a cabeçada certeira de César no segundo gol. O gol do título, o gol que lançou o Grêmio na maior fase de toda a sua história. A partida teria ainda muito nervosismo e violência, que provocou as expulsões de Renato e Ramos, aos 42 minutos.
Além do protagonismo pelo Grêmio em 1983, Renato também conta com a experiência da campanha do Fluminense na Libertadores em 2008, quando superou o Boca Juniors na semifinal e foi derrotado na final pela LDU, nos pênaltis:
— Repito até hoje que não faria nada diferente. Confio no meu taco, nas pessoas que trabalham comigo, e só faltou o título. Coloquei os melhores para bater e não ganharam. Mas alguém tem que perder para alguém ganhar. Pode ter certeza que eu aprendi bastante, mas faria tudo de novo. Por isso, aquela experiência que passei como treinador lá serve para hoje. Já, já vocês vão saber o quê e o porquê.
Em seu primeiro teste na busca do Tri da América, Renato foi aprovado. Na fase preliminar, o Grêmio empatou com o Liverpool no Uruguai, em 2 a 2, e depois venceu com tranquilidade no Olímpico, por 3 a 1. O segundo desafio do técnico ocorre nesta quinta, às 19h45, contra o Oriente Petrolero, da Bolívia.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.