| 16/02/2011 13h25min
Ao entrar em campo às 22h (horário de Brasília) desta quarta diante do Emelec no Estádio George Capwell, na cidade equatoriana de Guayaquil, o Inter tentará melhorar seu retrospecto em estreias pela Copa Libertadores. A única vitória colorada ocorreu em 2010, justamente contra o rival de hoje, quando venceu por 2 a 1. Nas outras sete edições, foram quatro empates e três derrotas. Nos oito jogos, o Colorado marcou 10 gols e sofreu 13.
O clicEsportes acompanha Emelec x Inter minuto a minuto a partir das 22h.
No dia 7 de março de 1976, o Inter disputou seu primeiro jogo de Libertadores. Jogando no Mineirão, os gaúchos enfrentaram o Cruzeiro, quando foram derrotados por 5 a 4. Um ano depois, o adversário era o Corinthians. Mais uma vez iniciando o torneio fora de casa, os colorados empataram em 1 a 1. Três anos mais tarde, os gaúchos voltariam ao campeonato mais importante da América. No Rio de Janeiro, diante do Vasco, um empate em 0 a 0 marcou o primeiro jogo da campanha do vice-campeonato daquele ano.
Após oito anos sem disputar a Libertadores, o Inter estreou em 1989 contra o Bahia. Pela primeira vez, começou a competição dentro do Beira-Rio. Porém, o resultado não foi o esperado pelos torcedores: derrota por 2 a 1. Quatro anos depois, outra campanha iniciava em casa. Desta vez, jogando com o Flamengo de Júnior e Renato Portaluppi, deu empate sem gols.
Em 2006, 13 anos depois da última participação no torneio — maior período desde que começou a jogar a Libertadores —, o Inter enfrentou pela primeira vez um adversário internacional pela rodada de abertura. Atuando na Venezuela, empatou em 1 a 1 com o Maracaibo. No ano seguinte, perdeu por 3 a 1 para o Nacional em Montevidéu.
No ano passado, por coincidência, os colorados disputaram com o adversário desta noite: o Emelec. Jogando em casa, venceram de virada os equatorianos por 2 a 1 e conquistaram sua primeira vitória em estreias na história do certame.
Para conquistar a vitória, o Colorado terá uma novidade: o atacante Zé Roberto. Ele fará dupla com Leandro Damião, formando o esquema 4-4-2, mas pode ser recuado para o meio-campo ao longo do confronto, alterando a equipe para o 4-5-1. O centroavante argentino Cavenaghi pode aparecer ao longo do confronto. Já o volante Bolatti, que sofreu uma batida no pé, deve ficar fora até do banco de reservas.
— Até sexta passada o Cavenaghi não tinha condições de jogo, nem ele nem o Bolatti. Treinou pouco com o Damião, nós temos 26 dias de preparação já com jogos de cobrança no Gauchão, é pouco tempo para afirmar quem pode jogar junto. Contra o Pelotas tivemos pontos positivos, mas não podemos esquecer que estamos fora de casa em uma Libertadores. Temos que ter cuidado — pondera o técnico Celso Roth, segundo o site Lancenet.
Já o Emelec tem apenas um desfalque: o zagueiro e lateral-direito Eduardo Morante, que deve ser substituído por Marcelo Fleitas. A equipe ainda contará com dois meias recuperados de lesão: David Quiroz e Leandro Torres, mas a esperança de gols é a dupla de atacantes argentinos com apelidos curiosos: Cristian "Facebook" Menédez e Eial "Twitter" Strahman. Roth alerta para o perigo dos jogadores na bola parada, especialmente se o tempo continuar chuvoso como estava na terça.
— Nestas condições, é claro que eles erguerão bolas na área, até da intermediária. Ainda mais com o campo molhado, se não houver condições de trocar passes — alerta.
Confira as estreias do Inter na Libertadores:
7 de março de 1976 - Cruzeiro 5x4 Inter
3 de abril de 1977 - Corinthians 1x1 Inter
23 de março de 1980 - Vasco 0x0 Inter
21 de fevereiro de 1989 - Inter 1x2 Bahia
10 de fevereiro de 1993 - Inter 0x0 Flamengo
16 de fevereiro de 2006 - Maracaibo 1x1 Inter
21 de fevereiro de 2007 - Nacional 3x1 Inter
23 de fevereiro de 2010 - Inter 2x1 Emelec
Quer saber tudo sobre o seu time? Então envie agora GREMIO ou INTER para 46956 e assine. Você receberá notícias diárias e acompanhará os jogos em tempo real enquanto a bola estiver rolando, tudo isso diretamente pelo celular. O custo é de R$ 0,31 + imp/msg.
CLICESPORTESCopa Libertadores, primeira rodada, 16/02/2011 Horário: 22h (de Brasília). Local: Estádio George Capwell, em Guayaquil (Equador). Arbitragem: Néstor Pitana, auxiliado por Gustavo Esquivel e Ariel Bustos (trio argentino) O jogo no ar: RBS TV transmite ao vivo para o Rio Grande do Sul. SporTV transmite pelos canais 132 (Sky) e 122 (Net). Rádio Gaúcha abre jornada às 21h30min. Acompanhe minuto a minuto no clicEsportes. |
|
EMELEC | INTER |
---|---|
Javier Klimowicz; Carlos Quiñónez, Marcelo Fleitas, Gabriel Achilier e Oscar Baguí; Pedro Quiñónez, Dennis Hurtado, Énner Valencia e Edison Méndez; Christian Menéndez e Ángel Mena. | Lauro; Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Wilson Mathias, Guiñazu, Tinga e D%27Alessandro; Zé Roberto e Leandro Damião. |
Técnico: Omar Asad. | Técnico: Celso Roth. |
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.