A Ferrari largou na frente na temporada 2011 da Fórmula-1. Pelo menos fora das pistas. Nesta sexta-feira, a equipe italiana lançou o seu novo carro, o modelo F150, na fábrica de Maranello. Estiveram presentes a cúpula da equipe e os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa, que correrão com os números 5 e 6, respectivamente.
O carro, cujo nome é uma homenagem aos 150 anos da unificação da Itália, é a arma da equipe para superar a traumática derrota na decisão do título de 2010, quando um erro de estratégia na última corrida do ano atrapalhou Alonso e ajudou Sebastian Vettel, da Red Bull, a vencer o campeonato.
Felipe Massa e Fernando Alonso apresentam o F150 Foto: Ferrari, AFP
Baseado no modelo que evoluiu muito no fim de 2010 e permitiu ao espanhol brigar pelo título, o F150 foi projetado para tentar melhorar o desempenho da equipe italiana sobretudo nos treinos classificatórios, dominados pelos pilotos da Red Bull durante toda a temporada.
— Com a força dos nossos engenheiros, penso que será fácil para aprender sobre as novas regras e conseguir bons resultados — declarou Felipe Massa no lançamento.
Já Alonso afirmou que se sente mais integrado ao time no seu segundo ano de Ferarri e lembrou as mudanças no regulamento da categoria.
— Enfrentamos 2011 com novos desafios, como as mudanças no regulamento. Será um ano difícil no qual vamos aprender muito — comentou o bicampeão espanhol.
Modelo F150 tem aparência semalhante ao F10 e pesa cerca de 640 quilos
Desenhista principal do time, Nicolas Tombazis explicou os principais aspectos do modelo F150, cujo design é muito parecido ao modelo F10 utilizado no ano passado.
— A parte frontal é parecida com a do carro do ano passado. Mexemos na suspensão dianteira para melhorar o fluxo de ar. O piloto ficará sentado um pouco acima e instalamos o Kers próximo do tanque de gasolina. O difusor foi completamente mudado em função do regulamento.
A escuderia italiana destacou também o trabalho em relação aos pneus, já que este ano todos vão correr com os compostos da Pirelli. Já o motor de injeção e ascensão eletrônica do novo carro, que tem um peso de 95 quilos, é do tipo 056, com oito cilindros e 32 válvulas. O chassi é feito com material composto em ninho de abelha e fibra de carbono. O peso total estimado do F150 com água, lubrificante e piloto a bordo é de 640 quilos.
Ainda nesta sexta-feira, o F150 dará suas primeiras voltas no circuito particular da Ferarri, em Fiorano, na Itália. Porém, os testes de pré-temporada de Fórmula-1 começam para valer na próxima segunda-feira, dia 31 de janeiro, no circuito Ricardo Tomo, em Valência, na Espanha. Mais da metade das equipes do grid já deve estar com os novos modelos nos testes.
CLICESPORTES E LANCEPRESS